Amazonas faz Dia D em campanha de multivacinação de crianças e adolescentes
Ministério da Saúde antecipa multivacinação no Amazonas devido ao risco de reinserção da poliomielite, na fronteira com o Peru
atualizado
Compartilhar notícia
Em todo o estado do Amazonas, será realizado neste sábado (20/5) o dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes. A ação faz parte do Movimento Nacional de Vacinação, promovido pelo Ministério da Saúde.
O Amazonas foi escolhido para iniciar a campanha de multivacinação devido ao risco de reinserção da poliomielite por meio da fronteira com o Peru, país que voltou a registrar casos da doença.
São 18 diferentes vacinas. O público-alvo inclui crianças e adolescentes de zero a 14 anos.
Na capital Manaus, serão 229 salas de vacinação em toda a cidade, abertas das 8h às 16h. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a mobilização também inclui aplicação de imunizantes em igrejas, escolas, estabelecimentos comerciais e associações comunitárias.
“Desde 1989 não há notificação de caso de pólio no Brasil, mas as coberturas vacinais contra a doença sofreram quedas sucessivas nos últimos anos. Em todo o Brasil, a cobertura ficou em 77,19% no ano passado e em 77,46% no Amazonas. Nos dois casos, longe da meta de 95% para esta vacina”, ressalta o ministério, em nota.
Em 2016, o Brasil passou a figurar na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como local de risco alto para a reintrodução da poliomielite.