metropoles.com

Amapá tem novo apagão em 13 de seus 16 municípios

Estado viveu longo período sem energia elétrica em novembro do ano passado, e problemas estruturais na distribuição de energia persistem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Moradores do bairro Jardim Felicidade alegam falha no fornecimento de energia e protestam contra apagão no Amapá
1 de 1 Moradores do bairro Jardim Felicidade alegam falha no fornecimento de energia e protestam contra apagão no Amapá - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Macapá e outras 12 cidades do Amapá ficaram sem energia elétrica a partir das 18h30 desta quinta (8/4). A situação foi denunciada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e confirmada pelos órgãos oficiais, mas ainda não há informações sobre as causas. Por volta das 20h a luz começou a voltar em alguns bairros.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que o problema atinge 13 dos 16 municípios do estado, os mesmos que ficaram às escuras no apagão de novembro de 2020.

Atualização

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por monitorar o fornecimento de energia em todo o Brasil, informou que “às 18h34, houve a interrupção de cerca de 200MW de carga no sistema elétrico que atende o Amapá. Às 19h02min foi iniciado o processo de recomposição da energia”.

O ONS também afirmou que, “assim que identificou o problema, atuou prontamente para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento de energia na região” e informou que “avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos”.

 

Histórico de falta de energia

No início de fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou em R$ 3,6 milhões a concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), em função do apagão que o estado viveu no mês de novembro de 2020.

Essa que essa foi a maior multa já aplicada na história do órgão.

O apagão causou caos no Estado, durando vários dias em algumas cidades.  Para tentar driblar a situação, os moradores estocaram água potável e lotaram estabelecimentos que têm gerador de energia, como postos de combustível e supermercados.

Foram duas semanas de apagão e drama social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?