Amapá enfrenta mais um apagão, o 5º em menos de um ano
Esse é o 5º apagão total registrado no estado desde novembro de 2020, quando o estado ficou quatro dias no escuro
atualizado
Compartilhar notícia
Cidades do Amapá enfrentaram um novo apagão na tarde desta quarta-feira (16/6), o quinto registrado no estado em 7 meses. Ainda não há detalhes sobre quais cidades foram afetadas pela falta de energia.
Em publicação no Twitter, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) declarou que a falta de energia “foi provocada pela saída da Linha de Transmissão de 230 KV entre Jurupari e Laranjal do Jari”.
De acordo com a publicação, o Operador Nacional do Sistema (ONS) já foi acionado e aguarda “recuperação deste trecho para recompor os sistemas de distribuição”. Ao Metrópoles, o ONS alegou que está apurando o ocorrido.
A falta de energia desta tarde foi provocada pela saída da Linha de Transmissão de 230 KV entre Jurupari e Laranjal do Jari.
A Companhia já acionou o Operador Nacional do Sistema e está aguardando recuperação deste trecho para recompor os sistemas de distribuição.
— CEA (@CEA_AP) June 16, 2021
“O ONS reitera que, assim que identificou o problema, atuou prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível. O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um Relatório de Análise da Perturbação (RAP)”, disse, em nota.
Em nota, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) informou “que a falha foi devido a uma oscilação de potência na geração e não nas instalações da LMTE que permaneceram 100% disponíveis”.
O Metrópoles solicitou posicionamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o ocorrido, mas não obteve retorno até o fechamento do texto. O espaço segue aberto para atualizações.
Mais um apagão
Esse é o 5º apagão total registrado no estado desde novembro de 2020, quando o estado ficou quatro dias no escuro e quase 20 dias com o fornecimento precário do produto.
O primeiro apagão aconteceu em 3 de novembro, e deixou 13 das 16 cidades amapaenses sem energia durante 4 dias e com fornecimento parcial durante 22 dias.
Na época, a falta de energia aconteceu após um incêndio na principal subestação do estado, a Subestação Macapá.
Já em 17 de novembro, um novo apagão foi registrado, desta vez com duração de 5 horas. Cerca de dois meses depois, em 13 de janeiro, o Amapá enfrentou um novo blecaute total, que também durou cerca de 5 horas. Em 8 de abril, houve um novo registro, em que 15 cidades foram afetadas.