metropoles.com

AM: Justiça determina que União adote medidas para proteger indígenas

Decisão atende a um pedido da Defensoria Pública da União depois que indígenas foram ameaçados por pescadores ilegais no rio Itacoaí

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Região do Vale do Javari, onde o indigenista e o jornalista desapareceram
1 de 1 Região do Vale do Javari, onde o indigenista e o jornalista desapareceram - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A juíza da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, determinou, nesta sexta-feira (25/11), que o governo federal adote medidas necessárias para proteção dos povos indígenas que vivem na região do Vale do Javari.

A decisão liminar atendeu a um pedido da Defensoria Pública da União (DPU), que solicitou à Justiça Federal uma ação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para fiscalização dos rios Ituí e Itacoaí, inclusive os lagos da região do Vale do Javari.

Além da Funai e da Sesai, as operações devem ser integradas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Força Nacional e Forças Armadas.

“Até a presente data, não consta dos autos qualquer medida que governo brasileiro tenha tomado para proteger as vidas e o território dos povos indígenas afetados com o recente atentado aos Kanamari”, declarou a juíza.

O pedido da DPU acontece após um grupo indígenas da etnia Kanamari ser ameaçado e cercado por pescadores ilegais no rio Itacoaí, região próxima ao local onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados.

Segundo relatos da DPU, os criminosos ameaçaram de morte uma liderança com uma arma. A situação aconteceu após os indígenas se recusarem a oferta de tartarugas e peixes em troca de não denunciarem a ação ilegal dos pescadores.

Ameaças a lideranças

No documento apresentado à Justiça Federal, a Defensoria declarou que os pescadores ilegais afirmaram aos indígenas que “as mortes no Vale do Javari não vão findar até que as principais lideranças sejam assassinadas”.

Ao atender o pedido da DPU, a juíza declarou que “as partes rés adotem todas as medidas necessárias à proteção da vida e da integridade física dos povos indígenas do Vale do Javari, bem como de agentes públicos que atuem na região”.

Na decisão, a Justiça determinou que o governo federal apresente um relatório sobre as medidas que serão adotadas em até cinco dias.

Confira a decisão da Justiça:

Decisão no 1004249-82.2018.4.01.3200 by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?