metropoles.com

AM: funcionária é indenizada após ser chamada de “barata tonta”

Empresa chegou a negar todas as acusações, mas foi condenada pelo pagamento de$ 2 mil reais, por assédio moral

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ TRT-11
funcionária é indenizada por ser chamada de 'barata tonta'/Metrópoles
1 de 1 funcionária é indenizada por ser chamada de 'barata tonta'/Metrópoles - Foto: Reprodução/ TRT-11

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) condenou uma empresa de serviços médicos, nessa quarta-feira (29/5), em Manaus, ao pagamento de R$ 2 mil reais, por assédio moral, após uma ex-funcionária ser chamada de “barata tonta” e “preguiçosa”.

A trabalhadora foi contratada como recepcionista em novembro de 2019, e dispensada em julho de 2023. Na ação, ajuizada no TRT-11 em setembro de 2023, ela pediu indenização por assédio moral, sob a afirmação de que “era tratada de maneira ríspida, ofensiva e descortês por uma supervisora da empresa, que a perseguia e humilhava, chamando-a de incompetente, “barata tonta” e preguiçosa”, segundo a nota.

A empresa chegou a negar que a ex-funcionária sofreu coação, perseguição ou humilhação por parte dos representantes da empresa.

Em primeiro momento, a indenização por assédio foi indeferido na sentença, com a justificativa de que “as condutas abusivas alegadas pela trabalhadora não foram comprovadas de forma firme no processo”.

A ex-funcionária recorreu da sentença, que foi encaminhada para a 2ª Turma do TRT-11 e, assim, teve seu pedido de indenização por assédio moral deferido. A empresa acusada não apresentou qualquer prova em sentido contrário.

Para a relatora, Eleonora de Souza Saunier, a prova testemunhal comprovou as afirmações da trabalhadora, pois a testemunha confirmou que a supervisora da empresa gostava de humilhar os funcionários, gritar, chamar de incompetente e que escutou várias vezes ela chamar os empregados, inclusive a recepcionista, de “barata tonta”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?