metropoles.com

Alvo de ameaças, juiz que mandou prender Ribeiro já condenou petista

Renato Borelli, alvo de ataques após a prisão do ex-ministro da Educação, também emitiu decisões contra Bolsonaro e o ex-prefeito Crivella

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
Juiz Renato Borelli
1 de 1 Juiz Renato Borelli - Foto: Facebook/Reprodução

O juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal de Brasília e responsável pelo mandado de prisão preventiva expedido contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, emitiu decisões contrárias a políticos de diferentes partidos, como o PT, MDB e o Republicanos. Além disso, divulgou determinação em desfavor do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O magistrado tem sofrido críticas de bolsonaristas e centenas de ameaças por “grupos de apoio ao ex-ministro”. Em junho de 2020, auge da pandemia no Brasil, Borelli concedeu uma liminar obrigando Bolsonaro a usar máscaras em locais públicos de Brasília, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

Antes disso, em julho de 2018, o juiz decretou o bloqueio de bens de Crivella, em ação de improbidade administrativa relacionada a um contrato do Ministério da Pesca, quando o ex-prefeito foi ministro.

Outra decisão de Borelli, em 2016, condenou por improbidade administrativa João Paulo Cunha, ex-deputado do PT, e o empresário Marcos Valério, ambos envolvidos no caso do mensalão.

Em 2017, o juíz suspendeu o fornecimento de assistência médica da Câmara dos Deputados ao ex-deputado do MDB Rocha Loures. Na época, o emedebista era assessor especial do então presidente Michel Temer.

O ex-parlamentar também foi obrigado a devolver salários recebidos durante o período em que esteve afastado da cadeira por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, ele foi flagrado recebendo uma mala de dinheiro no escândalo de corrupção envolvendo a JBS.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?