Aluno de 12 anos acha pepita de ouro durante excursão em mina inativa
A Mina de Ouro Tancredo Neves é do século 18 e está desativada há mais de 100 anos. O fragmento foi doado à escola
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudante de Minas Gerais tirou a sorte grande durante um passeio escolar. Álvaro Henrique, de 12 anos, encontrou uma pepita de ouro durante uma excursão à Mina de Ouro Tancredo Neves, em São João Del Rei.
Álvaro é aluno do sexto ano do Instituto de Educação e Cultura de Carmo do Rio Claro. A unidade de ensino levou 41 estudantes nessa jornada sobre a história de Minas Gerais, mas apenas um teve a sorte de encontrar um item tão valioso.
Segundo a própria escola, a pepita de 24 quilates encontrada pelo estudante é avaliada entre R$ 300 e R$ 500. “Nosso aluno encontrou uma pepita de ouro, o olhar do menino brilhava mais que o metal precioso, sentimento de sorte e alegria tomaram conta do ambiente”, escreveu a unidade de ensino nas redes sociais. Para fins pedagógicos, o item ficará no colégio.
O professor de história Junio César Oliveira Martins, responsável pela turma de Álvaro durante o passeio, contou ao g1 que levou os alunos para uma visita cultural nas cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes.
“Como amante da história, sempre procuro integrar passeios culturais com as matérias lecionadas. […] A descida até o fundo da mina já revelava um clima de muita adrenalina e entusiasmo pelos alunos, e os 60 metros de profundidade foram logo alcançados”, afirmou o docente.
Junio César conta como o menino de 12 anos encontrou a pepita de ouro. “Com um senso de observação muito grande, ele percebeu um brilho diferente entre uma rocha, apontou e questionou se era ouro. Nosso guia continuou sua explicação, dizendo entre outras coisas que a mina está desativada há décadas”, relembra.
Álvaro então teria insistido no assunto. “O aluno insistiu e, ao chamar o responsável pela mina, foi constatado que era de fato uma pepita de ouro”, afirma o professor.
A mina é do século 18 e está desativada há mais de 100 anos.