metropoles.com

Aluna festeja aniversário com imagem de Hitler em bolo e caso vai para a polícia

Na comemoração, o bolo foi confeitado com a imagem do nazista. A UFPel, onde ela estuda, encaminhou o caso às autoridades policiais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
bolo
1 de 1 bolo - Foto: Reprodução

O tema da festa da estudante Caroline Gutknecht, de 24 anos, virou caso de polícia. O motivo: ela teria praticado apologia ao nazismo ao comemorar aniversário com bolo  confeitado com a imagem de Adolf Hitler.

Fotos foram compartilhadas nas redes sociais pela própria aniversariante, aluna do curso de história da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em nota, a instituição se manifestou e afirmou ter encaminhado o caso às autoridades policiais “para as providências adequadas”.

A universidade ainda disse que está acompanhando a situação e averiguando os fatos ocorridos com a “cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas”.

“Uma universidade precisa ser um espaço de apoio a todas as pessoas, garantindo direitos, valorizando a vida. A UFPel é contra qualquer forma de enaltecimento ao nazismo, ao fascismo e a autores de crimes contra a Humanidade. Em dias tão tristes como os que estamos vivendo, de pandemia, de afastamento e de crise de valores, precisamos cuidar de nós, cuidar das pessoas à nossa volta, assim como daqueles e daquelas que necessitam do nosso apoio”, informou, em nota divulgada pelo jornal Extra.

De acordo com a coluna de Ancelmo Gois, a deputada Juliana Brizola (PDT-RS) entrou com denúncia no Ministério Público do Rio Grande do Sul contra “apologia nazista”.

“Em tempos de proliferação do discurso de ódio, manifestações neonazistas e racistas têm surgido em diversos setores da sociedade, causando a necessidade de ações firmes de todas instituições estatais. É intolerável qualquer manifestação, sob um falso argumento de liberdade de expressão, que faça apologia ao nazismo. Estes símbolos trazem consigo as ideias de intolerância, ódio, racismo e extermínio do outro e não podem, de forma alguma, serem admitidos”, afirmou a deputada no ofício.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?