metropoles.com

Alternativa ao X, BlueSky também não tem representante legal no Brasil

Aplicativo BlueSky ganhou mais de 1 milhão de novos usuários brasileiros, desde que plataforma de Elon Musk foi suspensa no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
bluesky
1 de 1 bluesky - Foto: Reprodução

Assim como o X, que foi suspenso no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o BlueSky, aplicativo que tem sido uma das principais alternativas e que ganhou mais de 1 milhão de usuários em três dias, também não possui representante legal no país.

A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo. Vale lembrar que essa condição foi um dos principais motivos para que o ministro Alexandre de Moraes determinasse a suspensão do X, no Brasil.

Com milhares de novos usuários, desde que a plataforma de Elon Musk parou de funcionar no país, a rede da “borboleta azul” chegou a fazer publicações em português dando as boas-vindas aos novos perfis. “Agora este é uma aplicativo brasileiro”, escreveu o perfil oficial do app.

O Metrópoles entrou em contato com a assessoria de comunicação da empresa, no exterior, e aguarda uma resposta. Até então, não constam informações sobre representantes ou escritório oficial da plataforma no Brasil.

Lei brasileira exige representação

A legislação brasileira exige que empresas internacionais que operam no país possuam um representante legal para responder por questões jurídicas e administrativas.

O X anunciou o fechamento do escritório no Brasil no dia 17 de agosto. Desde então, a queda de braço com o Judiciário brasileiro, que já havia notificado e multado a plataforma por descumprimento de ordens judiciais, ficou ainda mais acirrada.

Sem respostas e com o vencimento dos prazos estabelecidos, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do app em território nacional. Desde então, opções como BlueSky e Threads, do grupo Meta, de Mark Zuckerberg, surgiram como alternativas de uso.

Domínio da língua portuguesa no BlueSky

No fim de semana, o impacto dos novos usuários brasileiros foi tão grande que as publicações em português superaram a quantidade de posts em inglês.

Com sede nos Estados Unidos, a plataforma foi criada em 2022. Até o momento, apesar das boas-vindas aos brasileiros, o app não informou se pretende abrir um escritório no Brasil.

Nesta segunda-feira (2/9), a 1ª Turma do STF manteve, por unanimidade, a decisão de suspensão do X em território nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?