metropoles.com

Allan dos Santos abre empresa nos EUA para substituir o “Terça Livre”

A criação da empresa ocorreu na mesma época em que o ministro Alexandre de Moraes emitiu o pedido de prisão preventiva de Allan dos Santos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos dá entrevista à jornalistas na porta de sua mansão, no Lago Sul - Metrópoles
1 de 1 O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos dá entrevista à jornalistas na porta de sua mansão, no Lago Sul - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Foragido nos Estados Unidos (EUA) desde 2021, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos abriu uma empresa no estado da Flórida para recriar o Terça Livre, canal alvo do inquérito das fake news, no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o flcompanyregistry, site que verifica os registros de empresas no estado norte-americano, a Artigo 220 Corp foi criada em 20 de outubro de 2021 na Flórida, sob o nome de Allan dos Santos. A informação foi divulgada primeiro pelo Uol e confirmada pelo Metrópoles.

A criação da nova empresa ocorreu na mesma época em que o ministro do STF Alexandre de Moraes emitiu para a Polícia Federal (PF) o pedido de prisão preventiva do militante bolsonarista.

Na decisão sobre a prisão, o ministro do Supremo afirma que existe “uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”.

“Liberdade de expressão”

O nome da empresa, Artigo 220 Corp, refere-se ao artigo 220 da Constituição Federal, que trata liberdade da “manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação”. A Artigo 220 Corp segue ativa.

Atualmente, com auxílio do site “Notícias sem Máscara”, onde textos de Allan dos Santos são publicados desde janeiro, Terça Livre e Artigo 220 parecem ser usados como sinônimos. O perfil do extremista no LinkedIn mostra que ele é  o “dono” da empresa desde janeiro de 2022.

Confira:

Imagem colorida do perfil do LinkedIn de Allan dos Santos - Metrópoles
No LinkedIn, o militante bolsonarista Allan dos Santos apresenta-se como o “dono” da Artigo 220 Corp

Ao entrar no site, uma newsletter do militante bolsonarista aparece e supostamente tem mais de 77 mil assinantes. Allan dos Santos usa a ferramenta para continuar escrevendo “análises políticas”, pedir doações e divulgar novos projetos.

“O Terça Livre/Artigo200 (sic) está vivo! O jornalismo independente não pode morrer. Assine para ter acesso completo à newsletter. Não perca uma atualização!”, diz descrição do projeto.

Veja a divulgação da newsletter:

Imagem colorida de newsletter em site de Allan dos Santos - Metrópoles
Foragido desde 2021, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos abriu nova empresa

Por outro lado, Allan dos Santos segue impedido pelo STF de ter contas nas redes sociais. Mas o militante bolsonarista continua ignorando a decisão da Corte e já criou diversas contas desde 2021.

Encontro de Allan dos Santos com Bolsonaro

Em 31 de janeiro, o extremista participou de encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a comunidade brasileira em Orlando, nos Estados Unidos (EUA). O evento foi promovido por uma organização conservadora de brasileiros que moram na Flórida.

Durante o encontro, organizado pela Yes Brazil USA, Bolsonaro citou Allan dos Santos, que estava na plateia. Em seu discurso, o ex-mandatário disse: “Eu tenho encontrado com quem, Allan dos Santos? Vários brasileiros que querem voltar para o Brasil, mas estão temerosos com a sua liberdade lá em nosso país”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?