metropoles.com

“Aliviado”, diz filho de mulher salva em enchente no Rio Grande do Sul

Ondina Chmiel, 68 anos, ficou mais de 10 horas ilhada em casa. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a situação da residência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Chmiel
Imagem colorida de casa alagada no Rio Grande do Sul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de casa alagada no Rio Grande do Sul - Metrópoles - Foto: Marcos Chmiel

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (29/4) deixaram, até o momento, 147 cidades com transtornos, como inundações, quedas de barreiras, rompimento de barragem e deslizamentos de terra. A mãe do advogado Marcos Chmiel, Ondina Chmiel, 68 anos, foi uma das vítimas da enchente que atinge o estado. Ela é moradora de Montenegro, um dos municípios afetados pelas chuvas.

Ao Metrópoles Marcos contou que, devido à inundação, a mãe ficou isolada no segundo andar da casa onde mora por mais de 10 horas. O imovel começou a inundar na madrugada de quarta-feira (1°/5), e Ondina só foi resgatada às 13h30 desta quinta (2/5).

“Agora, tô aliviado por ela. Mas ainda estou assustado com tudo o que está acontecendo. E sei que tem muita gente na água lá ainda. Ano passado entrou 30 cm [de água] dentro de casa. Primeira vez. Nada nem perto dessa enchente de agora. Nunca aconteceu isso. E está piorando”, conta o advogado.

Nas redes sociais, Marcos compartilhou vídeos mostrando a situação da moradia da mãe.

Veja:

 

Calamidade pública

O número de óbitos decorrentes dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul chegou a 24. A Defesa Civil divulgou 13 mortes, e a Brigada Militar confirmou outras 11.

Até o momento, 21 pessoas seguem desaparecidas e 10 mil estão desabrigadas. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre. O estado decretou estado de calamidade pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?