Alfinetada em Renan: Lira pede auditoria do repasse de verbas a hospitais em AL
Lira disse que pedirá investigação sobre caso. Segundo sindicato, governo de Alagoas atrasou repasses de verbas a hospitais filantrópicos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta quarta-feira (31/5), que pediu auditoria para investigar repasses de verbas do governo de Alagoas a hospitais filantrópicos do estado. É mais um capítulo nas alfinetadas trocadas entre Lira e o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindhospital) do estado, o governo alagoano tem atrasado o pagamento dos incentivos ao programa Mais Saúde, que custeia procedimentos de alta complexidade, e ao hospital Promater.
Segundo o Sindhospital, em 202Al2, as redes privada e filantrópica de Alagoas responderam por 67% dos procedimentos hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Sem o repasse, dirigentes dos hospitais temem a suspensão dos serviços à população temem a suspensão dos serviços à população porque estão impossibilitados financeiramente de efetuar os pagamentos dos médicos, dos empregados, fornecedores e encargos”, divulgou o sindicato.
“Abusrdo”
Em publicação nas redes sociais, Lira classificou como “absurda” a situação na saúde pública do estado. “Minha solidariedade e apoio aos hospitais. Já solicitei à minisitra da Saúde uma auditoria e providências para combater esses casos em Alagoas”, disse.
A publicação de Lira é uma crítica à gestão de Paulo Dantas (MDB) à frente do governo de Alagoas. Dantas é do MDB, o mesmo partido de Renan Calheiros, adversário políco de Lira.
Nas últimas semanas, Calheiros e Lira trocaram acusações nas redes sociais. Calheiros chamou o presidente da Câmara dos Deputados de “caloteiro” e agressor de mulheres. Em resposta, Arthur Lira disse que o adversário tem “problemas psiquiátricos”.