metropoles.com

Alessandro Vieira será relator do PL das offshores no Senado

O PL das offshores foi aprovado na Câmara dos Deputados na última semana com folga. Texto seguiu para o Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Senado
Senador Alessandro Vieira
1 de 1 Senador Alessandro Vieira - Foto: Reprodução/ Senado

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) será o relator do projeto de lei sobre taxação de offshores e de super-ricos na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. A informação foi confirmada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente do colegiado.

O PL foi aprovado na Câmara dos Deputados na última semana. Agora, será analisado pela CAE do Senado antes de seguir para o plenário da Casa. Segundo Vanderlan, o texto será pautado no colegiado assim que Vieira finalizar o relatório.

O texto-base foi aprovado na Câmara com 323 votos favoráveis, 119 contrários e uma abstenção. O PL tramitava em regime de urgência constitucional e trancava a pauta da Câmara desde 14 de outubro. Os destaques ao texto, votados em seguida, foram todos rejeitados.

A análise do texto era vista como prioridade para o governo federal. Isso porque, após sancionada, a taxação de rendimentos de ativos em outros países poderá gerar mais de R$ 20 bilhões de arrecadação para os cofres públicos entre 2024 e 2026. A verba auxiliará o governo a cumprir a meta de zerar o déficit fiscal.

As chamadas offshores são fundos de investimentos baseados no exterior, geralmente em paraísos fiscais. O projeto de lei para regular estes fundos foi incluído à medida provisória (MP) nº 1184/23 que já tramitava na Câmara para taxar os super-ricos.

O relator da matéria na Câmara foi o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ). Atualmente, investidores no Brasil são tributados, mas aqueles que investem fora do país escapam da tributação. A justificativa do projeto é dar mais igualdade à situação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?