Alessandro Vieira entra com representação contra Bruno Dantas, do TCU
Senador pediu investigação por abuso de autoridade do magistrado contra o ex-juiz Sergio Moro e a Laja Jato
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Alessandro Vieira (Cidadania) entrou com uma representação na PGR contra o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas nesta terça-feira (18/1).
No texto, Vieira pede uma investigação contra Dantas por ter supostamente cometido abuso de autoridade contra a Operação Lava Jato e o ex-juiz e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro Sergio Moro.
O senador cita como respaldo uma reportagem publicada pelo site O Antagonista, que afirma que uma auditoria feita pelo TCU mostrou que documentos enviados ao ministro Bruno Dantas “desmontavam” acusações contra Moro e a Lava Jato.
“A auditoria do Tribunal de Contas da União rechaçou a tese de que Moro e a Lava Jato teriam causado prejuízos à Odebrecht ou que o ex-juiz teria se beneficiado de informações privilegiadas, incorrendo nas mencionadas práticas de revolving door e lawfare”, destaca o senador.
Bruno Dantas também determinou que a empresa Alvarez & Marsal, para a qual Moro trabalhou, revele quanto pagou ao ex-juiz e ex-ministro depois que ele deixou a companhia, em outubro 2021, para entrar na política.
Para Alessandro Vieira, as acusações contra Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato seriam “parte de uma estratégia de assédio judicial direcionado” e os relatórios enviados a Bruno Dantas sobre o assunto teriam sido ignorados.
Prejuízos a Moro
“No caso do ex-juiz Sergio Moro, torna-se cristalino o emprego de expedientes heterodoxos e dissociados do interesse público para procurar lhe impor prejuízos à imagem e à reputação”, diz a representação de Vieira.
“Esse cenário, a nosso ver, merece a devida e regular apuração, de modo a examinar se o ora representado agiu de modo lícito ou se poderia ter incorrido no crime de abuso de autoridade”, escreveu o senador.
Veja o texto completo da representação:
Representação Bruno Dantas by Carlos Estênio Brasilino on Scribd