metropoles.com

Alesp vai investigar conduta de deputado que atacou jornalista em SP

O órgão recebeu três representações contra o deputado estadual e vai apurar o ataque à jornalista Vera Magalhães

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Discussão entre a jornalista Vera Magalhães e o deputado estado Douglas Garcia durante debate
1 de 1 Discussão entre a jornalista Vera Magalhães e o deputado estado Douglas Garcia durante debate - Foto: Reprodução/Twitter

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) informou que vai apurar as denúncias sobre a conduta do deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) no episódio de intimidação à jornalista Vera Magalhães. Até o momento, foram recebidas três representações contra o parlamentar.

Em nota divulgada à imprensa, nesta quarta-feira (14/9), o órgão ressaltou que a Alesp “não compactua e repudia condutas ofensivas e desrespeitosas”.

Veja a nota:

“O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo irá apurar as denúncias em relação à conduta do deputado Douglas Garcia com transparência e celeridade. A Alesp não compactua e repudia condutas ofensivas e desrespeitosas, sempre prezando pelo respeito, pelo diálogo e pela tolerância entre todos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari, manifesta a sua solidariedade à jornalista Vera Magalhães e seu repúdio à atitude irresponsável do deputado Douglas Garcia. Pignatari reforça o seu compromisso e respaldo ao Conselho de Ética que, nesta gestão, tem cumprido com o seu dever e cumprirá mais uma vez.”


O Partido Republicanos também anunciou que vai convocar Garcia, que pertence à sigla, para dar “suas explicações” em relação ao ataque do parlamentar contra a jornalista, durante debate nessa terça-feira (13/9). A legenda repudiou o episódio e afirmou que não compactua com a forma como ele abordou a profissional.

Confira momento em que o deputado ataca a jornalista:

O candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem Douglas Garcia acompanhava durante o debate, pediu desculpas por telefone à jornalista Vera Magalhães. O Metrópoles confirmou a informação com a assessoria do candidato. A equipe detalhou que a ligação foi feita ainda no local do evento e reforçou ainda que a participação do parlamentar será vetada em outros debates.

O próprio Tarcísio comentou o episódio no Twitter. O postulante ao governo estadual de São Paulo disse lamentar e repudiar a atitude do deputado.

Confira o post:

Entenda

Um debate para o governo de São Paulo, realizado na noite de terça-feira (13/9), acabou marcado por mais um ataque à jornalista Vera Magalhães.

Na imagem, é possível ver e ouvir que Magalhães e Garcia gravam as cenas com seus respectivos celulares e discutem. O deputado a acusa falsamente de receber R$ 500 mil anuais de salário da TV Cultura – embora a própria emissora já tenha divulgado a remuneração da jornalista, no valor de R$ 22 mil mensais.

Garcia repete diversas vezes uma frase dita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em um debate entre os candidatos à Presidência da República: “A senhora é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”. Magalhães, que teve de sair escoltada por seguranças do local, repete que já publicou o contracheque, mas o parlamentar nega. Em alguns momentos, o deputado diz que está sendo agredido pela jornalista.

A discussão só terminou depois que o diretor de redação da TV Cultura, Leão Serva, interferiu. Ele pegou o celular do deputado e o arremessou para longe.

Confira as imagens:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?