metropoles.com

Alesp aprova projeto que dispensa autorização de marido para laqueadura

Proposto pela deputada Janaina Paschoal, o texto prevê autonomia para mulheres a partir de 25 anos ou que tenham ao menos dois filhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Janaina Paschoal
1 de 1 Janaina Paschoal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

São Paulo – A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça-feira (24/8), um projeto de lei que dispensa a obrigatoriedade do marido para que a mulher faça laqueadura.

Segundo o texto aprovado, qualquer mulher de 25 anos ou mais, mesmo que não tenha filhos, poderá fazer o procedimento. Além disso, mulheres de 18 anos ou mais, que tenham ao menos dois filhos, poderão decidir passar pela cirurgia. O projeto segue para sanção do governador João Doria (PSDB).

O PL 225/2021, de autoria da deputada Janaina Paschoal (PSL), foi aprovado com emendas, que preveem conscientização. As mulheres deverão ser informadas por médicos antes do procedimento sobre métodos contraceptivos menos invasivos e da irreversibilidade da laqueadura.

O texto ainda fixa que a mulher, quando grávida, poderá solicitar a realização de laqueadura durante o parto cesariano. Para isso, porém, deverá passar por um “processo de conscientização” ao longo do pré-natal.

Regra atual

A Lei de Planejamento Familiar em vigor, atualmente, no país prevê que mulheres maiores de 25 anos de idade ou com pelo menos com dois filhos vivos podem fazer o procedimento, mas têm que esperar ao menos 60 dias após a decisão para fazer a cirurgia, e o marido tem que ser consultado.

Caso o projeto da Alesp seja sancionado, a mulher de 25 anos ou a partir de 18 anos que tenha dois filhos vivos poderá fazer o procedimento sem demora, na hora do parto.

Ao defender o projeto, a deputada Janaina Paschoal disse que ele dará autonomia às mulheres sobre o próprio corpo. “O nosso projeto vai permitir que a mulher que já tem dois filhos ou a mulher com mais de 25 anos que vai ter o seu primeiro filho dialogue com o médico dela e que ela decida pelo procedimento”, falou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?