metropoles.com

Alesp aprova PL que obriga condomínios a denunciar violência doméstica

Condomínios devem comunicar a ocorrência imediatamente ou até 24 horas após o fato e ajudar a identificar vítima e agressor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Songsak Rohprasit/Getty Images
Violência contra a mulher
1 de 1 Violência contra a mulher - Foto: Songsak Rohprasit/Getty Images

São Paulo – Nesta quarta-feira (11/8), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou um projeto de lei que obriga condomínios residenciais e comerciais a comunicarem aos órgãos de segurança pública qualquer indício de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

O PL 108/2020 tem autoria do deputado Professor Kenny (PP) e agora vai para sanção ou veto do governador João Doria (PSDB).

De acordo com o projeto aprovado na Alesp, os condomínios, por meio dos síndicos ou administradores responsáveis, devem comunicar a ocorrência imediatamente ou até 24 horas após o fato, apresentando informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima e agressor.

O projeto ainda prevê que o condomínio exponha cartazes, placas e comunicados nas áreas de uso comum divulgando as informações da lei, com o objetivo de incentivar os condôminos a notificarem o síndico quando souberem de algum caso de violência doméstica.

Caso os condomínios descumpram a lei, será advertido na primeira autuação da infração e, a partir da segunda autuação, poderão pagar multa de até R$ 2,9 mil. O valor deverá ser revertido em favor de fundos e programas de proteção aos direitos da mulher, criança, adolescente ou idoso.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?