USP registra terremoto em cidade do Rio Grande do Sul
Ocorrência foi no município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, na quinta-feira (27/6) por volta de 17h30
atualizado
Compartilhar notícia
Um terremoto de magnitude 2,5 na Escala Richter ocorreu em Pelotas (RS) por volta das 17h30 da quinta-feira (27/6). A Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia recebido informações sobre tremores de terra e estrondos no município.
Conforme a Defesa Civil, a professora Tamara Beskow, integrante do Corpo Científico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), informou que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou o fenômeno.
O professor Felipe Padilha Leitzke, da UFPEL, relatou à Defesa Civil local que “a hipótese mais provável é que o tremor ocorreu por um movimento de acúmulo de energia no interior da crosta e liberação ao longo das falhas geológicas”.
A magnitude 2,5 é considerada com baixo potencial de causar estragos. O fato de o Brasil ficar no interior de uma placa tectônica favorece com que os eventos do tipo no país sejam de pequena magnitude. Localidades que ficam nos limites destas estruturas são mais passíveis de ocorrências graves, conforme o professor.
O último tremor registrado pela USP no Brasil foi registrado na cidade de Frutal (MG). Foram duas ocorrências de magnitudes 4,0 e 3,2 registradas, respectivamente às 10h08 e 10h19. A cidade teve 22 pequenos tremores registrados desde 2015.
Peru
Na quinta-feira, a costa do Peru foi atingida por um terremoto de magnitude 7,2 na Escala Richter. O evento levou à emissão de um alerta de tsunami pelo governo. O aviso acabou sendo descartado depois. Estragos não foram relatados.