Nova frente fria gera alerta de temporais em parte do país. Saiba onde
Nova frente fria vinda do Sul do Brasil avança neste sábado (28/9) e deve garantir breve alívio térmico em algumas regiões
atualizado
Compartilhar notícia
Uma nova frente fria, prevista para este sábado (28/9), promete causar mudanças no tempo em várias regiões do Brasil, chegando a causar alerta de temporais em alguns lugares e oferecendo alívio temporário após um longo período de calor extremo.
Segundo a Climatempo, a chegada desse sistema, que avança do Sul para o Sudeste e Centro-Oeste, resulta do choque entre o ar quente e seco com o ar frio e úmido, formando nuvens carregadas e trazendo riscos elevados de tempestades, com possibilidades de raios, granizo e ventos fortes.
O fenômeno se intensifica com a formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que pode causar aumento da nebulosidade e pancadas de chuva em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
A expectativa é que, ainda nesse fim de semana, a chuva também chegue ao Espírito Santo, ao norte de Minas Gerais e em algumas regiões do Distrito Federal.
Alívio breve para o Centro-Oeste
A chegada dessa frente fria acontece em um momento crítico para o Centro-Oeste, que enfrenta seca prolongada com cidades sem registro de chuvas há mais de cinco meses. O cenário é agravado pelas altas temperaturas e pelo aumento das queimadas.
Embora a frente fria traga precipitações para áreas da região central do país, o volume de chuva previsto não será suficiente para mudar o panorama de estiagem.
O sistema de umidade responsável por essas chuvas, que se forma no oceano Atlântico, tende a perder força nos próximos dias.