Além de SP e DF, veja quais estados decretaram emergência para dengue
Após o governo de SP decretar estado de emergência para dengue nesta 3ª, o Brasil passa a ter nove UFs em estado crítico de saúde pública
atualizado
Compartilhar notícia
Após o governo de São Paulo decretar estado de emergência para dengue nesta terça-feira (5/3), o Brasil passa a ter nove unidades da Federação (UF) nesse estado crítico de saúde pública.
As demais UFs são: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Amapá.
De acordo com a atualização mais recente do Ministério da Saúde, publicada na tarde dessa segunda-feira (4/3), há 1.212.263 casos prováveis de dengue e 278 óbitos confirmados, enquanto outros 744 estão sob investigação.
A dengue no Brasil
Um levantamento do Metrópoles mostrou que, até o momento, seis unidades da Federação registraram mais casos de dengue em 2024 do que em todo o ano passado: Amapá, Amazonas, Goiás, Rio de Janeiro e Roraima, além do Distrito Federal.
A expectativa da pasta da Saúde é de que o número de casos deste ano supere o dobro de 2023, que fechou com 1,6 milhão.
No coeficiente de incidência dos casos, o DF dispara na lista das UFs, com mais de 4 mil casos prováveis para cada grupo de 100 mil habitantes. Seguido por Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná — todos com coeficiente acima de mil.
Veja o coeficiente de incidência dos casos prováveis de dengue (por 100 mil habitantes):