metropoles.com

Além da política: esposa de Moro expõe em livro lado desconhecido do marido

Os Dias Mais Intensos é uma visão de Rosangela Moro sobre as situações que o ex-ministro da Justiça viveu durante a carreira política

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Sérgio Moro
1 de 1 Sérgio Moro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

“O fato é que, na minha opinião, Bolsonaro não queria mais Moro no governo. O que parecia um ímã passou a ser um polo oposto. O presidente, como chefe de Estado, poderia simplesmente ter dispensado Sergio Moro. No entanto, isso faria o Planalto perder capital político, o que obviamente não interessava. Sergio tem um capital político que incomoda a muitos.” O trecho foi escrito por Rosangela Moro, esposa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, em livro que acaba de ser lançado pela editora Planeta. Os Dias Mais Intensos – Uma história pessoal de Sergio Moro relata o ponto de vista da advogada sobre os acontecimentos mais conturbados na vida política do ex-juiz federal.

A obra consiste em, basicamente, buscar informações nas entrelinhas. Os momentos mais intensos vividos por Moro, da Operação Lava Jato ao pacote anticorrupção e sua trajetória no Ministério da Justiça e Segurança Pública, não são segredos para ninguém. Além disso, o embate declarado com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também não carrega novidades.

Mas, com foco na Operação Lava Jato, movimento central da carreira de Moro, Rosangela fala sobre as impressões que teve dos bastidores, sempre deixando claro que o ponto de vista é seu, não do marido. Em certos momentos, inclusive, declara o “abalroamento” que a operação causou em seu matrimônio, alterando, segundo a advogada, o esquema de vida da família.

Os Dias Mais Intensos, porém, apresenta um lado de Sergio Moro desconhecido aos amantes do político: Moro pai, marido e homem. Rosangela se esforça para mostrar que, além de ex-juiz, ex-ministro e futuro presidenciável em 2022, assim como indicam as pesquisas de intenção de voto, Moro é um homem da família, que se esforçava, apesar de todos os compromissos políticos, para estar com a esposa e filhos.

6 imagens
Ex-juiz Sergio Moro é aposta do Podemos para candidatura ao Planalto
Sergio Moro já prestou depoimento na PF sobre acusações contra Jair Bolsonaro
Sergio Moro e sua esposa, Rosangela Moro
Sergio Moro
1 de 6

Livro Os Dias Mais Intensos

Reprodução
2 de 6

Ex-juiz Sergio Moro é aposta do Podemos para candidatura ao Planalto

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 6

Sergio Moro já prestou depoimento na PF sobre acusações contra Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

Sergio Moro e sua esposa, Rosangela Moro

Reprodução/Twitter
6 de 6

Sergio Moro

Igo Estrela/Metrópoles

Sempre buscando mostrar a integridade do marido, Rosangela Moro faz com que o leitor passeie pelos acontecimentos da política e conheça informações de quem viveu nos bastidores da notícia momentos que vão além do que era divulgado pela mídia. Para exemplificar: a advogada não poupa na hora de falar sobre os ataques que a família sofreu por conta do papel de Moro na Lava Jato.

“A saída de Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública intensificou as ofensas. Agora, antilavajatistas somam-se aos bolsonaristas para criticar a todos nós, como se o culpado de um assassinato fosse quem descobre o cadáver, e não o seu assassino. Com o tempo, aprendemos a conviver com os ataques. O importante é fazer a coisa certa e seguir com os princípios que acreditamos”.

Rosangela Moro
Contraponto

Aos fãs de detalhes, o livro pode incomodar. Rosangela Moro, em diversos pontos da obra, não se aprofunda em sua explicação.

Um exemplo é o capítulo onde a advogada relata a ida de Moro até Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial, em 2019. Ela cita: “Segundo Moro, o tema que dominou a atenção do presidente na viagem de volta foi a saída do Brasil do deputado federal Jean Wyllys, desafeto de Bolsonaro”.

Sem intenção — ou não —, Rosangela não declara o tom de certas conversas, como o ocorrido em Davos, principalmente quanto ao presidente Bolsonaro. É palpável sua tentativa de não sobrepujar opinião sobre as atitudes do chefe do Executivo, apenas citá-las e informá-las (de forma vaga) da forma que o marido declarou.

“O livro é um resgate de memórias, já que a nossa família vivenciou o lado interno da Operação Lava Jato, que teve reflexos no nosso dia a dia, nas nossas vidas. Meu intuito ao escrever foi resgatar algumas dessas histórias e contá-las sob a minha perspectiva. O livro também veio de uma necessidade de colocar um ponto final nessa fase de nossas vidas”, disse Rosangela ao Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?