Alcolumbre presidirá o Senado com apoio do Republicanos, diz líder
Senador Mecias de Jesus (RR) afirma que o seu partido vai apoiar a eleição de Davi Alcolumbre, do União Brasil: “Tem excelentes relações”
atualizado
Compartilhar notícia
O senador e líder do Republicanos no Senado, Mecias de Jesus (RR), disse em entrevista ao Metrópoles que o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) será o próximo presidente do Senado e que o seu partido vai apoiar o nome do amapaense.
A eleição para troca de comando da Casa será em fevereiro do ano que vem.
“O Republicanos, no meu entendimento, vai votar a favor do presidente Davi Alcolumbre. Davi é um excelente senador, com excelentes relações e relações com todos os parlamentares e com todas as instituições e órgãos do governo federal. Respeita todos os estados”, afirmou.
“Portanto, eu acredito que não há como discutir isso. E eu acredito que esse fato, a eleição do Senado, no meu entendimento como senador da República, não apenas como amigo do Davi, eu acho que será um fato consumado. Davi será o presidente do Senado”, finalizou.
Assista ao trecho:
Alcolumbre é favorito
Alcolumbre é hoje o candidato favorito para suceder o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que vai apoiá-lo na sucessão. Pacheco está no segundo mandato à frente da Casa e não pode mais concorrer.
Além de Alcolumbre, as senadoras Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Eliziane Gama (PSD-MA) conversam para buscar um acordo e lançarem uma chapa feminina para o comando da Casa.
Hoje, os nomes de ambas seriam os favoritos para serem lançadas como candidatas ao comando do Senado pela bancada feminina. Em mais de 200 anos de história, o Senado nunca teve uma presidente mulher.
A última senadora que tentou se lançar presidente do Senado foi a atual ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB). A emedebista disputou a eleição em 2021, quando foi derrotada por Rodrigo Pacheco pelo placar de 57 votos a 21.
Assista a entrevista completa com o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR):