metropoles.com

Alcolumbre prometeu ao PT não dar andamento a impeachment de ministros

Ao Metrópoles senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que bancada do partido negocia cargos com Davi Alcolumbre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Metrópoles Entrevista Humberto Costa
1 de 1 Metrópoles Entrevista Humberto Costa - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Cotado para assumir a presidência do Senado Federal no próximo ano, Davi Alcolumbre (União-AP) se comprometeu com a bancada de senadores do Partido dos Trabalhadores (PT) a não pautar impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é uma das principais pautas da direita na Casa.

O senador Humberto Costa (PT-PE) explicou ao Metrópoles que a maior preocupação da bancada é com a pauta que será feita pelo novo presidente. “Hoje ainda temos que tentar barrar a proposta, a estratégia, o projeto e a pauta da extrema direita. Então, esse foi um grande questionamento que nós fizemos [a Alcolumbre].”

“E aí, por exemplo, queremos saber se você vai, se chegar pedido de impeachment contra alguém no Supremo, se você vai dar andamento a isso. Ele foi peremptório em dizer que não, essa pauta não faz parte do jogo que ele quer praticar lá no Senado Federal”, disse o petista.

O PT está nas conversas finais antes de oficializar o apoio da bancada a Alcolumbre, como mostrou o Metrópoles. A legenda, porém, reivindica espaços de destaque na Mesa Diretora da Casa, e o amapaense tenta acomodar aliados de diferentes siglas.

O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia pedido a vice-presidência e o comando da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), cargos que já foram prometidos ao PL e ao MDB, respectivamente. “Nós vamos agora conversar com o presidente da República e vamos voltar a conversar com ele. Mas, se for esse o resultado final, pode ter certeza de que nós não aceitamos de bom grado. Achamos que não está sendo correta a chegada a esse ponto aí”, reforçou o parlamentar, mostrando que o processo eleitoral no Senado não está definido.

Veja o trecho:

Veja a íntegra da entrevista de Humberto Costa para o Metrópoles:

Costa também expôs a opinião de Alcolumbre sobre projetos contra o STF que tramitam na Câmara dos Deputados.

“O debate sobre a existência de mandato ou o debate sobre decisão monocrática ou não, o próprio Supremo já regulamentou isso. Mas outras coisas, como querer submeter ao Parlamento o teor das decisões do Supremo, isso é uma coisa inteiramente absurda. E ele nos disse que esse tema não está no desejo de discussão que ele quer fazer”, explicou o senador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?