metropoles.com

Alcolumbre marca sabatina de Flávio Dino, indicado ao STF, para 13/12

O presidente Lula indicou Flávio Dino ao cargo de ministro do STF nesta 2ª feira (27/11). Sabatina de Paulo Gonet será no mesmo dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Delegado Imagem colorida de Flávio Dino - Metrópoles
1 de 1 Delegado Imagem colorida de Flávio Dino - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

A sabatina do ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está marcada para 13 de dezembro. A informação foi confirmada por meio de nota encaminhada pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP).

De acordo com a nota, a sabatina ocorrerá durante reunião ordinária CCJ, com a relatoria do senador Weverton Rocha (PDT).

Agora, a indicação feita por Lula precisa passar pelo crivo do Senado Federal, onde o ministro da Justiça e Segurança Pública enfrenta resistência.

O presidente Lula indicou Dino ao STF após quase dois meses da saída da ministra Rosa Weber. Mais cedo, Dino agradeceu Lula pela a indicação, principalmente pelo “reconhecimento profissional e a confiança” depositados.

As reações a indicação de Dino foram inúmeras, tendo sido comentada por ministros do STF como Alexandre de Moraes e Nunes Marques, e criticada pela oposição.

Lula ainda indicou o subprocurador Paulo Gonet para a chefia da Procuradoria-geral da República (PGR) nesta segunda. Gonet também será sabatinado no dia 13 de dezembro.

Reação da oposição

Após o presidente Lula oficializar a indicação do ministro Flávio Dino ao STF, nesta segunda-feira (27/11), senadores da oposição reagiram com críticas, afirmando que vão trabalhar contra a campanha do político e jurista maranhense pela vaga.

Para reforçar a campanha contra Dino, os senadores oposicionistas estão lembrando a atuação do ministro durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, quando houve resistência para divulgar imagens das câmeras de segurança do Ministério da Justiça.

Parlamentares também têm criticado a visita da chamada Dama do Tráfico, ligada a um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho, ao Ministério da Justiça. Ela foi recebida por secretários de Dino e, após a divulgação do caso, o Ministério da Justiça criou regras deixando mais rígido o acesso à pasta.

Além disso, o líder da oposição ao governo no Senado Federal, Rogério Marinho (PL-RN), teceu uma série de críticas à escolha de Lula e disse que Dino representa a “divisão promovida” pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?