metropoles.com

Alcolumbre diz que maior prejudicado com apagão no Amapá é o irmão dele

Segundo o presidente do Senado, seu irmão ganharia a eleição no primeiro turno como prefeito de Macapá, se não houvesse a crise energética

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
davi-alcolumbre4
1 de 1 davi-alcolumbre4 - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), declarou nesta quinta-feira (12/11) que seu irmão, Josiel Alcolumbre (DEM), candidato a prefeito de Macapá, foi “o maior prejudicado com o apagão” no Amapá. Segundo ele, Josiel ganharia a eleição no primeiro turno, se não houvesse a crise energética.

“O maior atingido desse apagão chama-se Josiel Alcolumbre, que ia ganhar a eleição no primeiro turno, que estava caminhando para ganhar em primeiro turno a eleição, e está hoje em primeiro lugar com praticamente o dobro do segundo”, analisou o parlamentar, em entrevista à rádio Diário FM.

Na manhã desta quinta, o TSE confirmou que as eleições em Macapá foram adiadas por tempo indeterminado.

“Então, se tem alguém que foi prejudicado desde o dia do acontecimento chama-se o candidato Josiel, porque está sendo agredido por todos os candidatos”, apontou o presidente do Senado.

Alcolumbre pediu à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal (MPF) que investiguem as causas do incêndio na subestação de energia que provocou o apagão no estado, que completa nesta quinta-feira (12/11) 10 dias.

Confira cenas registradas pela reportagem do Metrópoles que esteve em Macapá desde o início desta semana:

7 imagens
Moradores do bairro Jardim Felicidade protestam contra apagão no Amapá, em novembro de 2020
Apagão elétrico no Amapá
1 de 7

Hugo Barreto/ Metrópoles
2 de 7

Hugo Barreto/ Metrópoles
3 de 7

Moradores do bairro Jardim Felicidade protestam contra apagão no Amapá, em novembro de 2020

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 7

Apagão elétrico no Amapá

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 7

Hugo Barreto/Metróples
7 de 7

Novo apagão atingiu o Amapá no dia 17 de novembro

Hugo Barreto/Metrópoles

No total, 13 dos 16 municípios do estado foram atingidos pelo apagão. Cerca de 89% da população não tem eletricidade. No cenário, o governo estadual decretou situação de calamidade na quinta-feira da semana passada (5/11).

O Metrópoles conversou com dezenas de moradores de Macapá, como a costureira Lurdes da Silva, de 63 anos. No início da semana, ela relatou que a região “não tem paz” e “vive preocupada com o dia de amanhã”.

“Estamos há cinco dias sem energia, sem água, não dormimos. Passamos o dia atrás de respostas e as noites, sofrendo, sem dormir, preocupados em como será o próximo dia. O mais frustrante é que isso tudo é um direito do povo e nós não temos acesso ao que é básico, né?”, lamentou a moradora.

Eleição

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira adiar as eleições em Macapá, capital do Amapá. O pleito seria realizado no domingo (15/11), mas, agora, não há nova data prevista.

Em meio ao apagão, Josiel perdeu nove pontos percentuais – saindo de 35% para 26% das intenções de votos, na última pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (11/11). A deputada federal Patrícia Ferraz (Podemos) saiu de 13% para 18%, Dr. Furlan (Cidadania) foi de 13% para 17%. O ex-senador Capi (PSB) saiu de 17% para 13%.

O parlamentar reclamou que muitos adversários políticos defendiam o adiamento do pleito e que, agora, tentam acusá-lo de ter pedido a alteração de data por causa da queda do seu irmão na pesquisa. “Alguns candidatos utilizam dessa tragédia para tirar benefício eleitoral”, disse.

Apagão

O Amapá sofre com apagão há 10 dias e o fornecimento de água, alimentos e combustíveis no estado está prejudicado. No último dia 3, uma explosão seguida de incêndio atingiu um transformador de uma subestação de Macapá, segundo informou o Ministério de Minas e Energia.

O incêndio danificou um transformador e atingiu os outros dois – um deles já estava inoperante devido a uma manutenção realizada desde dezembro de 2019. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitoni, anunciou na terça-feira (9/11) a abertura de investigação para apurar as causas do apagão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?