metropoles.com

Alckmin prevê acomodação do dólar e defende novo modelo para a Selic

Vice-presidente diz que Selic deve ser calculada sem inflação de alimentos e energia e aposta que dólar vai cair após resposta do Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Foto colorida de Geraldo Alckmin - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Geraldo Alckmin - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), aposta em uma “acomodação do dólar um tanto mais baixa” após o Congresso Nacional aprovar as medidas de corte de gastos. Além disso, defendeu que a Selic (referência para taxas de juros no Brasil) seja calculada sem considerar a inflação de alimentos e energia.

“Em relação à questão da inflação, eu gosto do modelo norte-americano, do Banco Central Americano, porque ele tem duas missões: emprego e preço, que é estimular a economia e evitar a inflação. Mas ele não leva em consideração dois componentes: alimento e energia”, defendeu o vice-presidente.

A fala de Alckmin acontece durante entrevista coletiva para a imprensa no evento de lançamento de R$ 546,6 bilhões de investimentos públicos e privados para o programa Nova Indústria Brasil (NIB), no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta terça-feira (3/12).

“Alimento é muito clima, choveu ou não choveu. Então, não adianta eu aumentar os juros, não vai chover ou deixar de chover por causa disso. O outro é energia. Preço de petróleo tem relação com geopolítica mundial, guerra. Aumentar os juros não vai baixar o preço do petróleo, da energia. Ele (BC dos EUA) retira nesse cálculo energia e alimento. Aí sim você tem uma cesta melhor para você avaliar a política monetária”, detalha Alckmin.

O ministro da Indústria aproveitou o momento para comentar a alta do dólar, depois que o Governo Federal divulgou um pacote de corte de gastos acoplado a uma proposta de isenção do Imposto de Renda (IR) de pessoas que recebem um salário de até de R$ 5 mil. O projeto do governo foi enviado ao Congresso Nacional.

“Vai ficar claro que se o Congresso dar uma resposta rápida esse mês de dezembro, aprovando as medidas que o governo encaminhou, nós devemos ter uma acomodação do dólar um tanto mais baixa”.

Colaborou Flávia Said.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?