metropoles.com

Alckmin e ministros chegam ao AM para visitar áreas afetadas pela seca

Vice-presidente Alckmin lidera comitiva ministerial para avaliar prejuízos e definir ações para população atingida pela seca na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cadu Gomes/VPR
imagem colorida de ministros no amazonas - metrópoles
1 de 1 imagem colorida de ministros no amazonas - metrópoles - Foto: Cadu Gomes/VPR

A comitiva ministerial liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) chegou a Manaus, no Amazonas, na manhã desta quarta-feira (4/10), para avaliar os prejuízos causados pela estiagem histórica que atinge a região.

Pelo menos 58 municípios amazonenses, além de áreas em Rondônia e Acre, sofrem os impactos da seca. A operação foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se recupera das cirurgias no quadril e nas pálpebras.

Os ministros desembarcaram em Manaus por volta das 8h10 (9h10 em Brasília) e seguiram para uma visita ao porto da capital amazonense, antes do sobrevoo das regiões afetadas, os município de Iranduba e o Encontro das Águas, às 9h30 (horário local).

Segundo o governo federal, a comitiva tem como objetivo avaliar a situação das comunidades atingidas e verificar, em campo, os estragos causados no transporte fluvial e pelos incêndios, além de assegurar ajuda humanitária à população afetada.

De acordo com o vice-presidente, a prioridade é restabelecer o abastecimento de alimentos e combustíveis na região.

“A questão mais emergencial é água, alimento e combustível. Então os municípios estão encaminhando ao Ministério da Integração Regional os planos de trabalho e não faltarão recursos para atender a população e fazê-lo através dos municípios”, declarou à imprensa.

Além de Alckmin, integram a comitiva os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), e a secretária executiva do MDA, Fernanda Machiaveli. Também participam a Caixa Econômica Federal e representantes das Forças Armadas.

Desabastecimento

Após reunião com os ministros para tratar do tema, na tarde dessa terça-feira (3/10), Alckmin destacou que, até o momento, não há risco de falta de energia nas áreas afetadas.

O vice-presidente frisou que o Ministério de Minas e Energia adotou ações preventivas, como estocagem de óleo diesel, para garantir o suprimento de energia por aproximadamente 30 dias em 169 sistemas isolados do Amazonas.

“Embora nós tenhamos a paralisação da usina de Santo Antônio, que parou a operação por falta d’água, está abaixo do nível, não há problema nesse momento. A estocagem de diesel foi significativa e, para o futuro, os leilões de transmissão serão muito importantes para Rondônia”.

Agenda no estado

Segundo a programação divulgada pela vice-presidência, os ministros irão sobrevoar as áreas afetadas pela seca a partir das 9h30 (10h30 em Brasília), e visitar as comunidades mais atingidas pelo fenômeno.

No fim da manhã, haverá um encontro com autoridades – prefeitos e entidades de classe –, na sede do governo amazonense, seguida de uma coletiva de imprensa, às 12h.

Em seguida, os ministros retornam a Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?