Alckmin diz ter confiança na queda do dólar: “Transitório”
“Temos absoluta confiança que o dólar vai cair. Isso é uma coisa momentânea”, afirmou o presidente em exercício, Geraldo Alckmin
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente em exercício e ministro, Geraldo Alckmin (PSB), participou de um fórum de investimentos no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (13/6).
Durante conversa com jornalistas, ele comentou a alta do dólar, que chegou ao maior patamar em 17 meses, impulsionado por um discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a crise provocada pela chamada MP do Fim do Mundo.
O ministro disse estar confiante que a alta é “momentânea e transitória”. “Temos absoluta confiança que o dólar vai cair. Isso é uma coisa momentânea”, afirmou o presidente em exercício.
“Essa questão da medida provisória foi exatamente para poder, de um lado, cumprir a responsabilidade fiscal, que é compromisso do governo brasileiro, e de outro lado, cumprir uma decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF. Isso é momentâneo, transitório”, garantiu Alckmin.
As críticas do presidente Lula ao mercado financeiro provocou uma turbulência, impulsionando a alta no dólar e queda no Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira. O chefe do Executivo afirmou que o “mercado [financeiro] não é uma entidade abstrata, apartada da política e da sociedade”, ao defender investimento em políticas sociais.
Já nesta quinta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a agenda de corte de gastos tem tração dentro da equipe econômica do governo. Após a fala, o dólar recuou para R$ 5,36.