metropoles.com

Alckmin diz ser “natural” Lula concorrer à reeleição em 2026

Questionado se tentaria a chefia do Executivo nas próximas eleições presidenciais, Alckmin apontou Lula como o nome mais óbvio para campanha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abraça o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin durante evento no palácio do planalto - metrópoles
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abraça o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin durante evento no palácio do planalto - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse considerar “natural” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentar a reeleição no pleito de 2026. A fala ocorreu em entrevista ao UOL, nesta quarta-feira (24/1).

Questionado se disputaria a chefia do Executivo, Alckmin falou do atual presidente: “O candidato natural é o presidente Lula. Onde tem reeleição, o candidato natural é o titular. Eu fui três vezes reeleito governador de São Paulo, é natural que o titular seja o candidato”.

O vice-presidente não revelou se ainda sonha com a Presidência, disse apenas que “isso é destino. O futuro trará sua própria aflição, faça bem o que está fazendo hoje. Estou muito feliz, porque estou tendo a oportunidade de trabalhar pelo país, esse país é fantástico”.

No começo do mês, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, considerou “extemporânea a discussão sobre a sucessão do presidente Lula”, após o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, ter dito existir consenso dentro da sigla ao redor do nome de Lula.

Ainda na entrevista desta manhã, Alckmin evitou responder se ele e o chefe do Executivo ficarão em palanques diferentes nas campanhas para a Prefeitura de São Paulo.

Lula já demonstra apoio ao deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) e articulou com Marta Suplicy para servir de vice na chapa. Já Alckmin poderia vir a endossar a candidatura da deputada federal Tabata Amaral, que é filiada ao mesmo partido dele.

“Eleição municipal é local. Apoio ajuda, mas não é fator decisivo, em uma cidade ganha um partido. Aliás, os partidos estão muito enfraquecidos, então exacerbou o personalismo”, afirmou o vice-presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?