metropoles.com

Alckmin diz que terceiro governo Lula não vai ser “gastador”

Entretanto, Alckmin salientou que é preciso ter o mínimo para garantir a rede de proteção social e o funcionamento do Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O coordenador da transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anuncia mais nomes pra transição do novo governo. Na imagem, ele caminha ao lado de seguranças no espaço externo do CCBB - Metrópoles
1 de 1 O coordenador da transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anuncia mais nomes pra transição do novo governo. Na imagem, ele caminha ao lado de seguranças no espaço externo do CCBB - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quarta-feira (16/11), em Brasília, que o terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não será “gastador”, mas salientou que é preciso ter o mínimo para garantir a rede de proteção social e o funcionamento do Estado.

“O presidente Lula, se a gente pegar os seus dois mandatos, a marca foi a responsabilidade fiscal. Não vai ser governo gastador. Agora, você precisa ter o mínimo para poder, de um lado, garantir a rede de proteção social, ainda mais neste momento de crise socioeconômica, e, de outro lado, o funcionamento do Estado”, afirmou Alckmin ao ser questionado sobre a nova âncora fiscal que o governo eleito irá propor.

“Você não pode parar obra, não tem recurso sequer previsto no Orçamento para o ano que vem para poder dar continuidade às obras. Não há nada mais caro do que obra parada. E também ter o mínimo para investimento, porque isso vai ser importante na retomada do crescimento econômico”, prosseguiu.

“A questão da ancoragem fiscal vai ser debatida com mais calma, não é neste momento”, finalizou.

Alckmin anunciou nesta quarta os nomes de novos integrantes de 16 grupos técnicos de trabalho do Gabinete de Transição. Até o momento, 14 já haviam sido revelados.

Entre os nomes divulgados nesta quarta, que farão parte de grupos como Saúde, Agricultura, Meio Ambiente e Justiça e Segurança Pública, estão André Janones, Kátia Abreu, Marina Silva, Cristiano Zanin, Carlos Fávaro e outros.

5 imagens
Alckmin: “A questão da formação do ministério para os próximos quatro anos, no momento adequado, o presidente Lula vai anunciá-los"
Pasta com os nomes da transição do terceiro governo Lula
Até o momento, 14 GTs já haviam sido revelados
Geraldo Alckmin, coordenador da transição de governo
1 de 5

Alckmin e Gleisi Hoffmann, presidente do PT

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Alckmin: “A questão da formação do ministério para os próximos quatro anos, no momento adequado, o presidente Lula vai anunciá-los"

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5

Pasta com os nomes da transição do terceiro governo Lula

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Até o momento, 14 GTs já haviam sido revelados

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Geraldo Alckmin, coordenador da transição de governo

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Relatório do TCU

Na coletiva à imprensa, o vice eleito ainda comentou a reunião que terá, na tarde desta quarta, com o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas. Para Alckmin, o importante é não paralisar obras e políticas públicas.

Dantas entregará dados sobre a situação dos órgãos da administração federal do atual governo à equipe de transição, que está dividida em 31 grupos técnicos e usará as informações para fazer um diagnóstico de cada área da máquina pública.

Entre os documentos, estão cópias de relatórios, tomadas de contas, auditoria, inspeção, levantamento, monitoramento e outros documentos que podem ser importantes para o andamento do trabalho do Gabinete de Transição.

“O Tribunal de Contas da União tem uma equipe técnica muito boa, tem dados muito importantes e vão nos alertar. ‘Pode ter problema aqui, ali’. Sob o ponto de vista orçamentário, o grande problema é o Bolsa Família, é o Auxílio Brasil, as crianças e áreas estratégicas, como por exemplo, saúde, educação, Minha Casa Minha Vida, paralisação de obras, manutenção de estradas e infraestrutura”, explicou Alckmin.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?