Alckmin diz que falou com Lula à noite, antes de cirurgia e Conselhão
Lula passou por uma cirurgia de embolização das artérias meníngeas nesta manhã. O vice assumiu a agenda do Conselhão, em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de quarta-feira (11/12), antes de o petista realizar a segunda cirurgia da semana e Alckmin assumir a agenda do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão.
Em discurso no Conselhão, realizado no Palácio Itamaraty nesta quinta-feira (12/12), Alckmin disse: “Ontem, o presidente me ligou no comecinho da noite, eu, super animado, falei a ele que teria reunião do Conselhão, e ele falou duas coisas: primeiro, a importância do Conselhão, a gente acerta mais e erra menos e, depois, pediu que transmitisse abraço fraterno a cada um de vocês”.
As reuniões do conselho costumam a ser lideradas por Lula e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, mas com o petista internado, o vice o substituiu no compromisso.
Nesta manhã, o titular do Planalto passou por um procedimento de embolização das artérias meníngeas, um fechamento dos pequenos vasos por onde percorre o sangue. A intervenção foi feita para prevenir outras hemorragias.
Na terça-feira (10/12), o presidente passou por uma craniotomia de emergência. As duas cirurgias dessa semana ocorreram em consequência de uma pancada na cabeça sofrida por Lula em outubro durante um acidente doméstico no Palácio do Alvorada.
O petista se recupera em São Paulo, sob os cuidados da equipe comandada pelo médico Roberto Kalil, que mantém a expectativa de dar alta hospitalar para o chefe do Executivo no começo da próxima semana.
Há ainda previsão do presidente deixar a UTI na sexta-feira (13/12).