Alckmin cita Europa e pede fortalecimento de comércio regional na AL
Presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) participou de evento do Sebrae para gestores
atualizado
Compartilhar notícia
Geraldo Alckmin (PSB), presidente em exercício do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, defendeu nesta terça-feira (9/7) o fortalecimento do comércio entre os países da América Latina. Para Alckmin, o Brasil e seus vizinhos precisam seguir exemplos como o da União Europeia.
“O mundo é globalizado, mas o comércio é intrarregional. Outros blocos econômicos, como União Europeia, têm 60% do comércio apenas entre eles. Enquanto nós, da América Latina, estamos em 26%. Ou seja, temos que fortalecer o comércio com os nossos vizinhos”, afirmou o vice-presidente, que ocupa a presidência em exercício durante viagem do presidente Lula justamente a países vizinhos.
Alckmin falou em um evento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Brasília, chamado “Transformar Juntos”, que é voltado a gestores. Além do presidente em exercício, também participaram: Celso Sabino, ministro do Trabalho e Emprego; Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Décio Lima, presidente do Sebrae.
O presidente em exercício também defendeu que o evento, que conta com presença de mais de 2 mil gestores públicos, é uma boa parceria com os municípios para incentivar emprego e renda.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o debate do Transformar Junto vai gerar bons resultados. “As pessoas que estão aqui vão desenhar com muito mais lapidação a obra mais importante que precisamos entregar ao povo brasileiro: as obras humanas, de realizar o sonho de diversos homens e mulheres espalhados no nosso território, de obter uma renda”, discursou.
Lima também afirmou que “esse novo modelo de desenvolvimento social e econômico que a gente almeja, mirando na inclusão que passa pelo fomento aos pequenos negócios, só é possível se trabalharmos juntos”. “E é o que o Sebrae está propondo com esse evento”, concluiu.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou durante a abertura sobre a importância do setor, que atualmente corresponde a 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Seguimos firmes rumo à sétima posição econômica do mundo, graças ao esforço e determinação de micro e pequenos empreendedores do Brasil. Esse movimento é feito com várias mãos e com esforço de muitos homens e mulheres”, declarou.
Ainda segundo o ministro, esse ano a meta é o Brasil bater o recorde de turistas estrangeiros no país.
Para o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o Sebrae é fundamental no processo da criação de estratégias com os gestores locais.
“São nas cidades onde acontecem as oportunidades e também onde precisamos ter as soluções de problemas. E o Transformar Juntos é pensar na pequena empresa, no pequeno negócio e nas oportunidades que precisamos construir no segmento”, afirma.
Transformar juntos
O evento “Transformar Juntos” vai abordar diversos debates como compras públicas de micro e pequenas empresas; simplificação do ambiente de negócios; estímulo às economias portadoras de futuro com ações de Turismo, sustentabilidade, economia Criativa e inovação e energia. São mais de 5o atividades até quinta-feira (11/7) no Centro de convenções brasil 21.