Alckmin anunciará parte da equipe de transição de governo nesta terça
O vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB), divulgará, nesta terça (8/11), em Brasília, nomes confirmados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) passaram a segunda-feira (7/11) participando de reuniões com aliados, em um hotel na zona sul de São Paulo.
Como resultado das negociações, o vice-presidente eleito anunciará, nesta terça-feira (8/11), em Brasília, parte dos nomes confirmados para a equipe de transição. Guilherme Boulos (Psol) já divulgou nas redes sociais que participará desse processo.
“Participarei da equipe de transição de governo para ajudar o presidente Lula no debate sobre a área de Cidades e Habitação”, escreveu o deputado federal eleito por São Paulo. O presidente nacional do Psol também fará parte do grupo.
Negociações
O presidente eleito e seus aliados também conversaram sobre a agenda dos próximos dias, o teto de gastos e o orçamento para cumprir as promessas de campanha, como o auxílio de R$ 600.
O ex-ministro Aloizio Mercadante, que coordenou o plano de governo petista, e Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, também participaram dessas reuniões.
O ex-governador do Piauí Wellington Dias também estava nos encontros convocados pela equipe de transição. Dias já tem a responsabilidade de discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 com o relator Marcelo Castro (MDB-PI).
As reuniões na capital paulista também mobilizaram o senador Paulo Rocha (PT-PA), o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), o deputado federal Márcio Macêdo (PT-BA) e o senador eleito Camilo Santana (PT-CE).
COP27
Lula e sua equipe também trataram sobre a ida para a 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, no Egito. Inclusive, o ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa Celso Amorim participou das reuniões desta segunda-feira (7/11).
Já está certa a participação do presidente eleito, no entanto ainda estão sendo alinhados os detalhes dessa vigem, que deve ocorrer entre 16 e 18/11.
Lula deve fazer um discurso na conferência do clima, também está nos planos do petista se encontrar com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
Portugal
Também está no radar de Lula e sua equipe parar em Portugal, após a participação da COP27 e antes de retornar ao Brasil. O presidente eleito recebeu um convite do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, para visitar o país.
Na reta final do segundo turno das eleições presidenciais, o primeiro-ministro publicou um vídeo declarando seu apoio para a candidatura do petista.
Costa afirmou na ocasião que falava também como secretário-geral do Partido Socialista de Portugal, cargo que também ocupa. A sigla foi reeleita para governar o país em janeiro deste ano.