metropoles.com

Alckmin anunciará parte da equipe de transição de governo nesta terça

O vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB), divulgará, nesta terça (8/11), em Brasília, nomes confirmados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O coordenador da equipe de transição de Lula e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, dá entrevista diante de púlpito no Senado cercado de outros políticos e imprensa - Metrópoles
1 de 1 O coordenador da equipe de transição de Lula e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, dá entrevista diante de púlpito no Senado cercado de outros políticos e imprensa - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

São PauloLuiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) passaram a segunda-feira (7/11) participando de reuniões com aliados, em um hotel na zona sul de São Paulo.

Como resultado das negociações, o vice-presidente eleito anunciará, nesta terça-feira (8/11), em Brasília, parte dos nomes confirmados para a equipe de transição. Guilherme Boulos (Psol) já divulgou nas redes sociais que participará desse processo.

“Participarei da equipe de transição de governo para ajudar o presidente Lula no debate sobre a área de Cidades e Habitação”, escreveu o deputado federal eleito por São Paulo. O presidente nacional do Psol também fará parte do grupo.

4 imagens
Alckmin foi nomeado coordenador da transição
Lula faz uma declaração pública em hotel de SP após vitória nas urnas
Lula e aliados fizeram comemoração em SP
1 de 4

Vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Alckmin foi nomeado coordenador da transição

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

Lula faz uma declaração pública em hotel de SP após vitória nas urnas

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 4

Lula e aliados fizeram comemoração em SP

Fábio Vieira/Metrópoles

Negociações

O presidente eleito e seus aliados também conversaram sobre a agenda dos próximos dias, o teto de gastos e o orçamento para cumprir as promessas de campanha, como o auxílio de R$ 600.

O ex-ministro Aloizio Mercadante, que coordenou o plano de governo petista, e Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, também participaram dessas reuniões.

O ex-governador do Piauí Wellington Dias também estava nos encontros convocados pela equipe de transição. Dias já tem a responsabilidade de discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 com o relator Marcelo Castro (MDB-PI).

As reuniões na capital paulista também mobilizaram o senador Paulo Rocha (PT-PA), o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), o deputado federal Márcio Macêdo (PT-BA) e o senador eleito Camilo Santana (PT-CE).

COP27

Lula e sua equipe também trataram sobre a ida para a 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, no Egito. Inclusive, o ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa Celso Amorim participou das reuniões desta segunda-feira (7/11).

Já está certa a participação do presidente eleito, no entanto ainda estão sendo alinhados os detalhes dessa vigem, que deve ocorrer entre 16 e 18/11.

Lula deve fazer um discurso na conferência do clima, também está nos planos do petista se encontrar com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Portugal

Também está no radar de Lula e sua equipe parar em Portugal, após a participação da COP27 e antes de retornar ao Brasil. O presidente eleito recebeu um convite do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, para visitar o país.

Na reta final do segundo turno das eleições presidenciais, o primeiro-ministro publicou um vídeo declarando seu apoio para a candidatura do petista.

Costa afirmou na ocasião que falava também como secretário-geral do Partido Socialista de Portugal, cargo que também ocupa. A sigla foi reeleita para governar o país em janeiro deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?