Alagoas quer parceria com governo federal para investir em infraestrutura
Secretário de Infraestrutura de Alagoas, Rui Palmeira espera fechar acordo com ministério para ampliar moradias populares no estado
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Infraestrutura de Alagoas, Rui Palmeira, deseja fechar parceria com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ampliar obras de serviços básicos no estado. Em entrevista ao Metrópoles, nesta quarta-feira (26/4), o chefe da pasta declarou que entre as ações estão a construção de moradias populares e levar saneamento para novas áreas.
Segundo o secretário de Alagoas, o objetivo do governo do estado é pleitear recursos do Minha Casa Minha Vida no Ministério de Cidades, para revitalização de prédios públicos no centro das cidades com o objetivo de acomodar famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Entendo que o Minha Casa Minha Vida teve uma grande falha que foi colocar as pessoas para longe da região central. Então, hoje, a gente veio debater isso aqui com o ministro [Jader Filho, ministro de Cidades] já trazendo possibilidades de terrenos do governo do estado na região central, como o prédio do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] para transformar em habitacional”, declarou Rui Palmeira.
Para Palmeira, a construção de moradias populares nas regiões centrais é essencial para a melhoria da qualidade de vida da população beneficiada pelo programa popular.
“Serviços públicos da Prefeitura de Maceió e do governo de Alagoas estão na região central, e as pessoas poderiam morar ali e ir a pé para o seu trabalho. Toda infraestrutura já está pronta e é muito mais prático do que construir habitacionais distantes”, ressaltou o secretário de Alagoas.
Investimento em regiões turísticas
Além disso, o governo estadual deseja obter recursos federais para ampliar as obras de saneamento básico nos municípios localizados na Rota dos Milagres, como Porto das Pedras e São Miguel dos Milagres, regiões turísticas de Alagoas.
“Estamos com obras na Rota dos Milagres com investimento de R$ 500 milhões de recursos próprios para melhorar o abastecimento. Se a gente não tiver saneamento, a gente vai depreciar esse bem tão precioso”, salientou Palmeira.
São Miguel dos Milagres é uma região de proteção ambiental conhecida pelas suas piscinas naturais e águas cristalinas. Com as obras de infraestrutura, o governo de Alagoas pretende atrair cada vez mais turistas e novas edificações para o município.