metropoles.com

Alagoas: Ministério da Saúde manda medicamentos a vítimas de enchentes

Mais de 25 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas após fortes chuvas, que causaram enchentes em Alagoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministério da Saúde/Divulgação
imagem colorida mostra caixas de papelão empilhadas em depósito com medicamentos dentro
1 de 1 imagem colorida mostra caixas de papelão empilhadas em depósito com medicamentos dentro - Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

O Ministério da Saúde enviou dez kits com remédios e insumos de saúde para atender as vítimas das chuvas e enchentes em Alagoas. Mais de 25 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas nos últimos dias.

Cada kit, de acordo com a pasta, auxilia até 1,5 mil pessoas por um mês. O governo federal também anunciou a antecipação do pagamento de programas sociais e a liberação de um auxílio de R$ 800 por família.

“Os kits encaminhados para Alagoas pesam aproximadamente 250 kg e podem ser compostos por 48 itens – 32 medicamentos e 16 insumos – como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas”, informa o ministério em nota.

Além de Alagoas, a pasta também enviou equipes técnicas e kits para o estado do Rio Grande do Sul, atingido por ciclones. 

“Deslizamentos, enxurradas e alagamentos causados por chuvas intensas podem oferecer sérios riscos à população: cortes, escoriações, acidentes com animais peçonhentos e, em casos mais graves, óbitos, assim como riscos à saúde pelo aparecimento de doenças veiculadas pela água (por contato ou ingestão), como é o caso da leptospirose, diarreias, hepatite A, entre outras, além dos impactos psicossociais causados por essas ocorrências”, continua a nota.

Para evitar contaminações por doenças de veiculação hídrica, o ministério recomenda beber apenas água tratada, filtrada por coador, pano limpo ou filtro doméstico, além de adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 0,25% para cada litro de água e esperar 30 minutos antes do consumo.

Na falta do cloro, é recomendado que a água seja fervida por ao menos cinco minutos. Entre os cuidados recomendados, estão a higienização dos caminhões pipa e dos alimentos fornecidos para a população afetada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?