Alagoas: Ministério da Saúde manda medicamentos a vítimas de enchentes
Mais de 25 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas após fortes chuvas, que causaram enchentes em Alagoas
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde enviou dez kits com remédios e insumos de saúde para atender as vítimas das chuvas e enchentes em Alagoas. Mais de 25 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas nos últimos dias.
Cada kit, de acordo com a pasta, auxilia até 1,5 mil pessoas por um mês. O governo federal também anunciou a antecipação do pagamento de programas sociais e a liberação de um auxílio de R$ 800 por família.
“Os kits encaminhados para Alagoas pesam aproximadamente 250 kg e podem ser compostos por 48 itens – 32 medicamentos e 16 insumos – como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas”, informa o ministério em nota.
Além de Alagoas, a pasta também enviou equipes técnicas e kits para o estado do Rio Grande do Sul, atingido por ciclones.
“Deslizamentos, enxurradas e alagamentos causados por chuvas intensas podem oferecer sérios riscos à população: cortes, escoriações, acidentes com animais peçonhentos e, em casos mais graves, óbitos, assim como riscos à saúde pelo aparecimento de doenças veiculadas pela água (por contato ou ingestão), como é o caso da leptospirose, diarreias, hepatite A, entre outras, além dos impactos psicossociais causados por essas ocorrências”, continua a nota.
Para evitar contaminações por doenças de veiculação hídrica, o ministério recomenda beber apenas água tratada, filtrada por coador, pano limpo ou filtro doméstico, além de adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 0,25% para cada litro de água e esperar 30 minutos antes do consumo.
Na falta do cloro, é recomendado que a água seja fervida por ao menos cinco minutos. Entre os cuidados recomendados, estão a higienização dos caminhões pipa e dos alimentos fornecidos para a população afetada.