metropoles.com

“Ajuste em cima dos pobres não vale”, diz Lula sobre corte de gastos

Presidente Lula tem mostrado resistência a promover corte de gastos e defendido que ele não incida sobre a população mais pobre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva na com a mao na boca - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva na com a mao na boca - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em nova declaração sobre o corte de gastos demandada pelo mercado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (27/6), que ajuste fiscal em cima da população mais pobre “não vale”.

“Não me fale pra mexer em benefício. Se o pobre tiver direito, ele não vai perder o benefício. Fazer ajuste em cima dos pobres não vale na minha vida, não vale”, disse o petista em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais. Em seguida, ele defendeu o salário mínimo e a política atual de valorização do piso: “Esse país tem muito subsídio, esse país tem muita desoneração. Tem gente que pede R$ 5 bilhões de desoneração, R$ 10 bilhões. Ou seja, como eu vou mexer no salário mínimo? O mínimo é o mínimo”.

Lula ainda fez uma defesa de operações pente-fino. “Só vai receber o benefício quem tiver direto. Nós estamos fazendo um estudo profundo, em todos os ministérios, todo investimento, estamos fazendo uma operação pente-fino pra saber se tem coisas que você pode parar de fazer. Você não pode gastar dinheiro errado”, afirmou.

Na quarta-feira (26/6) em entrevista ao portal Uol, Lula afirmou ainda não saber se “precisa efetivamente cortar” gastos para equilibrar as contas públicas, mas descartou a possibilidade de reduzir o salário mínimo para atingir esse objetivo.

O petista também negou mexer no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nas pensões e aposentadorias, hoje vinculadas ao salário mínimo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?