Água do Guaíba se move e inunda municípios perto da Lagoa dos Patos
Em dois dos maiores municípios da região, onde residem 517 mil habitantes, há ao menos 2 mil pessoas fora de casa
atualizado
Compartilhar notícia
Em Porto Alegre, o nível do Rio Guaíba que chegou nesta terça a 5,29 metros, está abaixo de 5 metro. O que pode ser uma boa notícia para a capital é sinal de preocupação para os municípios vizinhos à Lagoa dos Patos, onde o manancial deságua.
Como consequência, há grande mobilização para que famílias deixem moradias de algumas regiões antes que fiquem ilhadas nos municípios de Rio Grande e Pelotas, que têm juntas 517 mil habitantes.
Em Pelotas, por exemplo, a medição da Lagoa dos Patos às 15h era de 2,2 m e subiu para 2,24 m às 17h. No início do dia, às 9h, o nível era de 1,85 m. Isto acontece em outros pontos da bacia hidrográfica da região. O canal São Gonçalo, no mesmo intervalo de tempo, teve o nível aumentado de 2,48 m para 2,49 m.
A última informação da Prefeitura de Pelotas sobre desabrigados é das 8h desta quinta. Pela manhã havia 486 pessoas em abrigos. Em Rio Grande, o boletim das 17h da Defesa Civil informa 1.516 pessoas fora de casa. O total de 1.070 saíram de casa sem o auxílio da Defesa Civil.
Ainda em Rio Grande a Defesa Civil informou que foram resgatados 333 animais: 180 cavalos, 95 cachorros, 56 gatos, 1 coelho e 1 chincila.
Aviso
Na terça-feira (7/5), a Prefeitura de Pelotas orientou que moradores de 17 pontos deixassem as residências por causa da elevação das águas. O governador Eduardo Leite fez alerta semelhante naquele dia para as populações vizinhas à Lagoa dos Patos.