AGU se mobiliza para ajudar vítimas de tragédia no litoral norte de SP
Fortes chuvas atingem o litoral norte do estado de São Paulo. Foram contabilizado 37 mortos, 228 desalojados e 338 desabrigados na tragédia
atualizado
Compartilhar notícia
A Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou nota, nesta segunda-feira (20/2), na qual se solidariza com as vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte do estado de São Paulo. Até 16h30, São Paulo contabilizava pelo menos 37 mortos, 228 desalojados e 338 desabrigados na tragédia.
Diante do estado de calamidade instaurado na região, advogado-geral da União, Jorge Messias, colocou a instituição à disposição de todos os gestores da área de defesa civil para auxiliar na adoção das medidas necessárias para rápida resposta e auxílio aos atingidos.
A AGU também solicitou às entidades de classe das carreiras jurídicas que compõem a instituição a promoção de campanhas para ajuda às vítimas. A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) e o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal foram contatados e, em breve, também divulgarão campanha para auxílio aos atingidos.
Verba
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) também anunciou que 54 cidades atingidas por desastres vão receber R$ 33,7 milhões para ações da Defesa Civil.
Mais cedo, a Defesa Civil Nacional reconheceu estado de calamidade pública nos seis municípios mais atingidos pelas chuvas. Nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) visitaram São Sebastião (SP), uma das regiões mais atingidas.