metropoles.com

AGU notifica X e pede esclarecimentos sobre ataque hacker a Janja

Vários posts de cunho machista, com ofensas e xingamentos, foram postados na conta oficial da primeira-dama, na noite dessa segunda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida de mulher com terno vermelho e bandeira do brasil - Metrópoles - Janja
1 de 1 Foto colorida de mulher com terno vermelho e bandeira do brasil - Metrópoles - Janja - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou, na noite dessa segunda-feira (11/12), uma notificação extrajudicial ao X (antigo Twitter), solicitando providências em relação ao hackeamento da conta da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva.

No documento, a AGU destaca que responsáveis pelo ataque estão utilizando o perfil oficial (@JanjaLula) de forma indevida para cometer crimes contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Veja:

5 imagens
1 de 5

Posts do hacker na conta da primeira-dama

Reprodução / X
2 de 5

Reprodução / X
3 de 5

Reprodução / X
4 de 5

Reprodução / X
5 de 5

Reprodução / X

A primeira-dama foi alvo de um ataque hacker, na noite da segunda, quando várias publicações de cunho misógino, com xingamentos e ofensas, foram feitas como se fossem ela. A Polícia Federal informou que caso está sob investigação.

Na notificação, a Advocacia-Geral pede o congelamento imediato da conta da primeira-dama até a conclusão das investigações pertinentes, em busca de evitar danos adicionais.

Além disso, é requerida a preservação de todos os registros e elementos digitais relacionados à conta, incluindo, mas não se limitando, a logins de acesso, endereços de IP, mensagens diretas e quaisquer informações relevantes, para subsidiar futuras ações judiciais.

Repercussão

A primeira-dama se pronunciou nas redes sociais após ter o perfil invadido. “Na noite de ontem, os ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente chegaram a outro patamar. Minha conta no X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei”, escreveu Janja, nesta terça-feira (12/12), em seu perfil no Instagram.

Em nota postada na conta oficial do Presidente da República do Brasil na rede X, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República repudiou o ataque hacker a Janja. “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais”, escreveu.

O presidente Lula também publicou uma nota, nesta terça, agradecendo todo apoio e solidariedade à companheira. Ele criticou o preconceito e a misoginia, declarando que o ato é intolerável.

Agradeço todas as manifestações de solidariedade à minha companheira Janja, que ontem sofreu ataques machistas nessa rede social. As mulheres são as principais vítimas de crimes virtuais, e não podemos tolerar mais episódios como esses contra as mulheres”, destacou Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?