metropoles.com

AGU notifica plataformas para remover vídeo falso de Amorim e Maduro

Em nota, a Presidência afirmou que o vídeo entre Celso Amorim e Maduro é manipulado e feito com inteligência artificial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Emanuelle Sena/AGU
Imagem colorida do prédio da AGU - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do prédio da AGU - Metrópoles - Foto: Emanuelle Sena/AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o X, Instagram e Facebook para que removam de suas plataformas um vídeo manipulado que mostra o assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, abraçando o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

O conteúdo foi compartilhado nas redes sociais em meio a crise envolvendo as eleições venezuelanas, que tiveram o resultado contestado.

O pedido da AGU considera que o conteúdo trata-se de desinformação e pode confundir a população sobre a posição do Brasil em relação ao pleito. O órgão pede que, caso a solicitação não seja atendida, os conteúdos recebam um rótulo sinalizando ser informação gerada por inteligência artificial.

Em nota, o governo federal pontuou que o vídeo é uma montagem, criada com o uso de inteligência artificial. Segundo o comunicado, Amorim negou que o abraço tenha acontecido e classificou o vídeo como “totalmente manipulado e falso”.

“A peça em questão mistura cortes de um encontro ocorrido no ano passado entre Amorim e Maduro como se fosse de agora juntamente com imagens geradas por inteligência artificial, criando uma narrativa completamente falsa e distorcida”, diz a nota da Secretaria de Comunicação da Presidência.

Eleições

O assessor especial da Presidência, Celso Amorim, viajou a Caracas para acompanhar as eleições venezuelanas, no último dia 28. O pleito, que deu a vitória a Nicolás Maduro, é contestado pela oposição. O Brasil, em conjunto com os governos da Colômbia e México, pediu maior transparência na verificação dos votos da eleições.

Além disso, os governos pediram “máxima cautela” a atos políticos e sociais durante manifestações na Venezuela, “a fim de evitar uma escalada de episódios violentos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?