metropoles.com

AGU defende no STF decreto de Bolsonaro sobre “garimpo artesanal”

Advogado-geral da União afirmou que a medida foi tomada para impulsionar o desenvolvimento sustentável na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hutukara Associação Yanomami/Divulgação
Garimpo, Covid e ataques: povo Yanomami vive sob tensão e violência
1 de 1 Garimpo, Covid e ataques: povo Yanomami vive sob tensão e violência - Foto: Hutukara Associação Yanomami/Divulgação

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação em defesa dos decretos do governo federal que criaram um programa de incentivo à “mineração artesanal” na Amazônia, com a flexibilização dos processos de licenciamento da atividade.

A atitude ocorre após o Partido Socialista Brasileiro (PSB) apresentar ação em que pede a inconstitucionalidade dos decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que têm como objetivo estimular a extração de minérios na região amazônica. O relator da medida no STF é o ministro André Mendonça.

O Decreto 10.966 tem como finalidade “propor políticas públicas e estimular o desenvolvimento da mineração artesanal e em pequena escala”. Além de instituir o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração Artesanal e em Pequena Escala (Pró-Mape).

Outro decreto (10.965), estabeleceu critérios simplificados para outorga de licenças pela Agência Nacional de Mineração (ANM), além de criar a hipótese de registro de licenciamento tático.

A AGU também cita parecer da Procuradoria Federal junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No documento, o órgão especializado disse que a atividade de garimpo não abre mão de licenciamento ambiental.

A AGU defende que as medidas irão impulsionar o desenvolvimento sustentável na região amazônica, com a promoção da proteção ambiental. “A ação poderá obstar o desenvolvimento de políticas públicas com capacidade de contribuir para as melhores práticas e desenvolvimento sustentável da mineração, para a promoção da regularização e organização dos garimpos, para impulsionar o enfrentamento aos crimes ambientais”, afirma.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?