metropoles.com

AGU cria grupo para ajudar na responsabilização por crimes ambientais

O grupo tem a finalidade de ajudar na responsabilização civil, administrativa e criminal de condutas prejudiciais ao ecossistema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ICMbio
Fogo e uma árvore
1 de 1 Fogo e uma árvore - Foto: Reprodução/ICMbio

A Advocacia-Geral da União (AGU) criou, nesta quarta-feira (18/9), o Grupo de Enfrentamento Estratégico aos Ilícitos e Crimes Ambientais (AGU Enfrenta). De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a iniciativa tem a finalidade de promover a responsabilização civil, administrativa e criminal de condutas prejudiciais ao ecossistema, por meio de uma atuação integrada e coordenada entre diversos órgãos da Administração Pública.

De acordo com a AGU, será instituído um núcleo de cooperação na área criminal para apoiar a persecução de grandes infratores e criminosos ambientais, além de atuar de forma coordenada com o AGU-Recupera, grupo criado em março deste ano para adotar medidas jurídicas de proteção aos biomas como Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Pampa e Mata Atlântica e ao patrimônio cultural brasileiros.

Por meio do novo grupo, a AGU poderá atuar no levantamento de subsídios e na qualificação de informações a serem encaminhadas ao Ministério Público Federal para promover a responsabilização em caso de crimes ambientais, por exemplo.

Combate a incêndios

A criação do AGU Enfrenta é uma das medidas de combate aos incêndios florestais adotadas pelo Estado brasileiro. Durante reunião realizada no Palácio do Planalto nessa terça-feira (17/9), os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário debateram e anunciaram diversas ações para o combate das queimadas que atingiram o país.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?