metropoles.com

AGU ainda avalia se tipifica invasão dos Três Poderes como terrorismo

Diferente da indefinição da AGU, ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, defende que houve terrorismo nos protestos violentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Tropa de Choque da PMDF durante retirada de manifestantes bolsonaristas do Congresso Nacional após invasão. Confusão generalizada toma conta do prédio após agentes e manifestantes entrarem em confronto em meio à gás - Metrópoles
1 de 1 Tropa de Choque da PMDF durante retirada de manifestantes bolsonaristas do Congresso Nacional após invasão. Confusão generalizada toma conta do prédio após agentes e manifestantes entrarem em confronto em meio à gás - Metrópoles - Foto: Metrópoles

A Advocacia-Geral da União (AGU) ainda avalia se terrorismo será uma tipificação criminal sugerida contra os golpistas que invadiram e depredaram os edifícios dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Segundo o advogado geral da União, Jorge Messias, a AGU tem o interesse de ingressar na ação criminal contra os manifestantes violentos como assistente de acusação. No entanto, essa entrada no processo e a tipificação criminal ainda estão sendo estudadas. A afirmação foi feita durante café da manhã com jornalistas nesta quarta-feira (25/1).

Diferente dessa indefinição do titular da AGU, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, tem defendido que houve sim o crime de terrorismo na invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

O crime de terrorismo, no Brasil, tem definição bastante específica e restrita. O texto da legislação brasileira define que, para ser considerado terrorismo, é preciso que o crime tenha sido feito “por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião”.

Veja qual foi a fala de Jorge Messias ao ser questionado sobre terrorismo:

“Como Advocacia-Geral da União, estudamos nesse momento, a partir da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, o ingresso como assistente de acusação nesses processos (contra golpistas bolsonaristas)”.

“Nós estamos, nesse momento, debruçados a partir dessa questão da tipificação (criminal) também. Não vou adiantar essa conclusão — nos próximos dias ainda temos algumas conversas com a Procuradoria-Geral da República — porque isso tem algumas consequências jurídicas que são relevantes para o processo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?