metropoles.com

Agricultura tenta reverter suspensão de compra de aves pelo Japão

Japão suspendeu a compra de produtos avícolas de Santa Catarina após a detecção de foco de gripe aviária no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/ Jamie McDonald
Foto colorida de aves criadas para exportação - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de aves criadas para exportação - Metrópoles - Foto: Getty Images/ Jamie McDonald

O Ministério da Agricultura (Mapa) enviou documentos sobre casos de gripe aviária para o governo do Japão para tentar acabar com a suspensão de exportação de aves. O país asiático embargou a compra de produtos avícolas depois da detecção do vírus Influenza A de alta patogenicidade (H5N1) em Santa Catarina.

“Seguindo a determinação de celeridade e transparência em relação aos casos de IAAP, o Mapa enviou nesta segunda-feira (17/7) os esclarecimentos demandados e segue trabalhando para que o impacto das restrições seja o menor possível aos exportadores brasileiros”, informou o Ministério da Agricultura por meio de nota.

No último sábado (15/7), um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Maracajá, em Santa Catarina, foi detectado. Os animais eram domésticos e utilizados para o consumo de subsistência dos proprietários do local. No imóvel rural eram criados galinha, galinha-d´angola, faisão, ganso, pato, perdiz e peru.

Gripe aviária: o que é, quais são os sintomas e formas de prevenção

A propriedade rural possui uma pequena área de açude, onde os animais domésticos tinham contato com aves silvestres de vida livre. O local foi interditado pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) e todas as aves foram eutanasiadas e as carcaças foram destruídas e enterradas.

Desde a confirmação do foco de gripe aviária o Japão decidiu suspender a compra de produtos avícolas, carne de ave e ovos de Santa Catarina. O embargo foi informado por meio de um ofício do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura aos frigoríficos que realizam a exportação para o país asiático.

O embargo partiu do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAF). O governo japonês pediu que o Ministério da Agricultura do Brasil apresentasse informações detalhadas sobre o caso para derrubar a suspensão.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), deverá se encontrar com autoridades japonesas em Tóquio, na próxima semana, para debater as exigências para importação de aves brasileiras

O primeiro caso de gripe aviária foi confirmado no Brasil em 15 de maio em animais silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus, popularmente chamado de trinta-réis-bando. Desde então o Mapa instalou permanente estado de alerta e passou a intensificar ações para conter o avanço da doença no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?