metropoles.com

Agricultura confirma mais 3 casos de gripe aviária em aves silvestres

Ao todo, foram registrados 65 casos da doença em aves silvestres no Brasil e outros dois em produção de animais domésticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcia Nelsis/Getty Images
Imagem colorida de Thalasseus acuflavidus passaro
1 de 1 Imagem colorida de Thalasseus acuflavidus passaro - Foto: Marcia Nelsis/Getty Images

O Ministério da Agricultura informou que três novos focos de gripe aviária foram detectados em aves silvestres de vida livre no Brasil. A doença influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) foi identificada principalmente nos estados do litoral brasileiro.

Ao todo, são 65 casos da doença confirmados em aves silvestres no Brasil e outros dois focos estão em uma produção para subsistência, de criação doméstica. Segundo o ministério, há seis ocorrências em investigação. Já foram coletadas amostras dos animais, mas o resultado laboratorial ainda não saiu.

Os novos casos de gripe aviária foram inseridos na plataforma do governo federal, que registra o avanço da doença, nessa quinta-feira (20/7), às 19h.

Dois dos novos casos foram detectados em animais da espécie Thalasseus acuflavidus, mais conhecida como trinta-réis-de-bando. Um em Itanhaém (SP) e o outro em Macaé (RJ). O terceiro caso foi em uma ave Thalasseus maximus, chamada popularmente de trinta-réis-real, em Maricá (RJ).

O município de Vilha Velha, no Espírito Santo, concentra o maior número de casos de gripe aviária. Foram registrados sete casos da doença no município, principalmente em animais da espécie trinta-réis-de-bando.

Em investigação está uma galinha criada para subsistência em uma propriedade em Mirassol d’Oeste, em Mato Grosso.

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em 22 de maio. O Brasil é um dos principais exportadores de carne de frango do mundo, correspondendo a 35% do mercado global.

Nessa quinta, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se reuniu com governadores e representantes de todas as unidades da Federação e solicitou que fosse declarado o estado de emergência zoosanitária.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?