metropoles.com

Agosto terá duas superluas. Confira como ver a primeira nesta terça

O primeiro fenômeno de superlua do mês, a chamada “superlua de esturjão”, ocorre nesta terça-feira (1º/8), segundo o Observatório Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem colorida de superlua de esturjão - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de superlua de esturjão - Metrópoles - Foto: null

A lua deixará o céu mais brilhante duas vezes em agosto, segundo informações do Observatório Nacional. O primeiro fenômeno de superlua do mês, a chamada “superlua de esturjão”, ocorre nesta terça-feira (1º/8).

O fenômeno de superlua, que pode ser cheia ou nova, ocorre de uma a seis vezes por ano. E em agosto deste ano acontece duas vezes: no início e na véspera do fim do mês.

De acordo com o Observatório, a lua vai ficar maior e mais brilhante em 1° e 30 de agosto porque estará no perigeu — ponto da órbita de máxima aproximação do planeta.

O nome da “superlua do esturjão” refere-se à época do ano em que os indígenas descobriram que os peixes de água doce eram facilmente capturados nos Grandes Lagos, entre o Canadá e os Estados Unidos (EUA), conforme o The Old Farmer’s Almanac.

Uma superlua ocorre quando a órbita do satélite natural está mais próxima (perigeu) da Terra, aproximadamente 363,3 mil km, ao mesmo tempo está cheia, diz a definição da Nasa. Em média, a distância entre a Terra e a lua é de cerca de 382,9 mil km.

No fim do mês, a “superlua azul” será o fenômeno no qual o satélite natural estará mais próximo da Terra neste ano. Ela tem esse nome porque é a segunda lua cheia do mês, conhecida popularmente como “lua azul”.

A superlua mais próxima da Terra ocorreu em 14 de novembro de 2016, quando estava a 356.509 km de ditância do planeta. A próxima vez que a lua cheia vai chegar ainda mais perto da Terra será daqui 11 anos, em 25 de novembro de 2034.

Quando ver?

O horário exato para apreciar a superlua no céu depende do fuso horário, ou seja, em cada região do país ocorre em um momento diferente. Nesta terça, a visualização ocorre a partir das 17h43 (horário de Brasília).

Cidades onde a observação é boa:

  • Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Goiânia e Porto Alegre.

Cidades onde a observação é ruim:

  • Belém, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

A lua cheia de 30 de agosto está prevista para às 22h35 (horário de Brasília). Para os residentes em locais onde o fuso é de -1h, 0h, +1h a lua cheia chegará em 31 de agosto.

 

Veja as fotos da superlua de julho:

9 imagens
Superlua dos Cervos
Fenômeno foi visto no céu de Brasília na manhã desta quarta-feira (5/7)
Imagens registradas pela manhã na Catedral Metropolitana de Brasília
1 de 9

Superlua é o nome dado para luas novas e cheias que acontecem no perigeu, como é chamado o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 9

Superlua dos Cervos

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 9

Fenômeno foi visto no céu de Brasília na manhã desta quarta-feira (5/7)

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 9

Imagens registradas pela manhã na Catedral Metropolitana de Brasília

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 9

Reprodução/Pixabay
6 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
7 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
8 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles
9 de 9

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Superluas

O termo “superlua” foi usada pela primeira vez em 1979, pelo astrólogo Richard Nolle, e é frequentemente utilizado para descrever o que os astrônomos chamam de “lua cheia perigena” — lua cheia que ocorre perto ou no momento em que a lua está ponto da órbita de máxima aproximação da Terra.

Por outro lado, a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento explica que as termologias “lua azul” e “superlua” não são definições científicas.

“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, basta que o tempo esteja favorável”, destacou Nascimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?