metropoles.com

Agosto tem maior produção de veículos de 2024, mostra Anfavea

Associação divulgou dados da produção de veículos no país no oitavo mês do ano e apresentou um estudo de descarbonzação

atualizado

Compartilhar notícia

Bernd Weißbrod/picture alliance via Getty Images
Fábrica carros
1 de 1 Fábrica carros - Foto: Bernd Weißbrod/picture alliance via Getty Images

O mês de agosto de 2024 registrou o maior nível de produção de veículos e a melhor média diária de vendas do ano, segundo apresentado nesta quinta-feira (5/9) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em evento em Brasília, com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

Segundo a associação, o ritmo elevado de produção de julho prosseguiu ao longo de agosto, configurando o maior volume do ano, com 259.613 autoveículos produzidos, crescimento de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023. Desde outubro de 2019 não havia um resultado tão positivo, o que significa que o setor voltou aos nível pré-pandemia.

Com um dia útil a menos que julho, agosto fechou com 237,4 mil unidades emplacadas, 14,3% a mais que no mesmo mês do ano passado. Foi o melhor mês no ano em média diária de vendas, com 10,8 mil unidades. O acumulado deste ano (1.623 mil) é o melhor desde 2019.

As fábricas estão acelerando em função não só da reação consistente do mercado interno, mas também pela quantidade de lançamentos importantes”, explicou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

Descarbonização

A Anfavea também divulgou nesta quinta um estudo realizado em parceria com a Boston Consulting Group (BCG), que aponta que cerca de 50% dos veículos vendidos na virada da década serão híbridos ou elétricos. Intitulado “Avançando nos Caminhos da Descarbonização Automotiva no Brasil”, o estudo visa dar uma contribuição da entidade e do setor para a COP, que será realizada este ano no Azerbaijão e no ano que vem em Belém, no Pará.

O estudo foi entregue ao vice-presidente. “Eu tenho certeza que isso vai servir de grande utilidade, tanto na definição de políticas, quanto para entender onde acertamos e onde podemos melhorar”, disse o presidente da associação.

Alckmin cumprimentou a Anfavea pelos resultados. “Esse é o momento bom que nós lançamos o programa de depreciação acelerada. Aumentou a confiança do consumidor, do empresário, diminuiu a capacidade ociosa”, disse ele. O programa visa a substituição de maquinário antigo por novos e mais modernos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?