Compartilhar notícia
São Paulo – “Graças a Deus, estou super feliz porque chegou a minha vez. Agora, é continuar vivendo para chegar até os 100, porque com 94 eu estou na reta. É continuar dirigindo o meu carro e fazendo as minhas coisas normais. Não tenho dúvida nenhuma”, disse o aposentado Francisco José da Silva, 93 anos, que recebeu, na manhã desta sexta-feira (5/2), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na capital paulista.
O aposentado conta que recebeu a vacina contra o novo coronavírus como se tivesse tomando a da gripe. “A finalidade das duas é imunizar. Eu estando imunizado está bom porque não vou passar nada para os outros”, afirma.
Marilena Giordano Assaf, 82 anos, esposa de Francisco, disse que eles saíram correndo ao saber pela imprensa que a Prefeitura de São Paulo decidiu antecipar o início da vacinação para idosos com idade a partir de 90 anos. Inicialmente, a data marcada para a capital era segunda-feira (8/2), seguindo o calendário do governo estadual. “Agora, vou esperar a próxima semana para ver se vacino a minha senhora”, brinca o aposentado.
Morador do Morumbi, Francisco foi vacinado próxima à casa dele, na UBS Santo Amaro, zona sul da capital. Segundo a prefeitura, a orientação é que o idoso vá até a UBS mais próxima da residência e apresente a carteira de vacinação e o cartão SUS, se tiver. Idosos dependentes devem ser acompanhados por apenas uma pessoa.
José Geraldo de Oliveira, no entanto, reclama que teve que se locomover 6 km para conseguir vacinar a mãe, Lourdes da Silva Oliveira, 92 anos.
“Eu fui vacinar a minha mãe na UBS do Capão Redondo e informaram que tínhamos que aguardar informações oficiais para ele ser vacinada. Então, nos deslocamos para a UBS de Santo Amaro, que dá mais ou menos uns 6 km da casa dela até aqui”, afirmou.
A reportagem entrou em contato com a UBS Capão Redondo para saber informações sobre a vacinação na unidade. Um atendente afirmou que pacientes cadastrados na unidade serão vacinados em casa para evitar aglomeração. Segundo ele, a UBS entrará em contato para agendar a aplicação do imunizante.
O prefeito Bruno Covas (PSDB) acompanhou o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 dos idosos acima dos 90 anos na cidade de São Paulo.
“Com a distribuição das vacinas entre as mais de 400 UBSs na cidade de São Paulo, nós antecipamos essa vacinação para hoje. Só aqui nessa UBS mais de 70 pessoas já foram vacinadas nesta manhã. A previsão é a gente possa vacinar quase 33 mil pessoas acima de 90 anos”, afirmou Covas, na UBS Santo Amaro.