metropoles.com

Agências e lotéricas da Caixa divulgarão o Disque 100 e o Ligue 180

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o acordo tem foco no alto número de pessoas que passam pelas agências

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
agência da Caixa economica federal
1 de 1 agência da Caixa economica federal - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Como medida de enfretamento a violações de direitos humanos, as agências e casas lotéricas da Caixa vão passar a divulgar o Disque 100 e o Ligue 180. A ação é resultado de um acordo de cooperação técnica assinado, nesta segunda-feira (8/3), entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o banco.

De acordo com a pasta, o acordo tem foco no alto número de pessoas que passam pelas agências e unidades do banco.

“Em razão disso, há potencial de impacto na realização de ações voltadas para direitos humanos e do enfretamento da violência, como por meio de campanhas de conscientização e de divulgação dos direitos dos cidadãos, dentre os quais aqueles que pertencem aos grupos de vulneráveis”, diz o ministério, em nota.

O acordo também destaca que poderão ser evidenciadas, por exemplo, situações de violência patrimonial contra idosos ou mulheres, tráfico de pessoas, violência contra à mulher, idosos, crianças e adolescentes.

“O nosso Ligue 180 é um instrumento poderoso, mas todas as mulheres todas precisam conhecer. A Caixa vai nos ajudar a fazer isso”, disse a ministra Damares Alves. “São 13 mil lotéricas e 4,2 mil agências. É, de muito longe, a maior rede do país”, complementou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Pronto socorro

O Disque 100 é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelo serviço, que funciona diariamente, durante 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações.

Já o Ligue 180 tem por objetivo receber denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário.

A Central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de mais 16 países (Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela).

Denúncia

Vale lembrar que denúncias podem ser feitas no aplicativo para smartphones Direitos Humanos Brasil (DH Brasil), no Telegram (Direitoshumanosbrasilbot) e no WhatsApp (61-99656-5008).

4 imagens
Caixa Econômica Federal
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal
1 de 4

De acordo com a pasta, o acordo tem foco no alto número de pessoas que passam pelas agências

Wilson Dias/Agência Brasil
2 de 4

Caixa Econômica Federal

Raimundo Sampaio/ESP. METRÓPOLES
3 de 4

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
4 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?