Agências do INSS reabrem hoje; sete no DF. É preciso agendar atendimento
No DF, funcionarão unidades do Gama, Planaltina, Asa Sul, Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia. Em SP, Justiça frustrou reabertura
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai reabrir agências nesta segunda-feira (14/9) para atendimentos presenciais. O retorno será gradual, com horário reduzido, e nem todos os serviços estarão disponíveis.
No estado de São Paulo, não haverá reabertura ainda. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região acatou pedido de sindicatos e suspendeu o trabalho presencial. O INSS vai recorrer da decisão.
Antes da decisão do TRT paulista, o ISS havia anunciado a volta do atendimento presencial em 640 agências de todo o país. Ainda assim, o número de agências abertas não corresponde nem à metade do total, mas engloba as maiores, segundo o órgão.
Desse total, sete são no Distrito Federal: as de Planaltina, Gama, Asa Sul, Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia. As agências estarão abertas também em cidades próximas à capital federal, como as goianas Valparaíso, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto e Cidade Ocidental, todas na região do Entorno.
Medidas de controle
Portaria publicada na sexta-feira (11/9) no Diário Oficial da União (DOU) define protocolo do retorno gradual das atividades presenciais.
O uso de máscara será obrigatório pelos segurados e funcionários. Além disso, as pessoas deverão manter o distanciamento mínimo de um metro entre elas.